Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Prefeita Cinthia visita estandes e participa de visitas guiadas em evento para cidades inteligente

Prefeita Cinthia visita estandes e participa de visitas guiadas em evento para cidades inteligente Foto: Divulgação/FNP

Foto: Divulgação/FNP Prefeita Cinthia visita estandes e participa de visitas guiadas em evento para cidades inteligente Prefeita Cinthia visita estandes e participa de visitas guiadas em evento para cidades inteligente

A discussão em torno da concepção moderna de uma revolução tecnológica a serviço dos cidadãos marcou o encontro da comitiva brasileira da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e outros gestores estrangeiros com prefeita de Barcelona, Ada Colau, nesta última terça-feira, 13, durante o Smart City Expo World Congress, que acontece na Espanha. O evento é o maior sobre cidades inteligentes já realizado e reúne prefeitos de várias partes do mundo.

“O futuro são as cidades e as cidades são as pessoas”, frisou Ada no encontro. A prefeita de Palmas, que participa da comitiva representando Palmas e como segunda vice-presidente, considerou o encontro pertinente e promissor. “Incrível como a quarta revolução industrial já está acontecendo e ela é tecnológica. Há necessidade imediata de inovar na construção de políticas públicas eficazes para cidades cada vez mais modernas”, ressaltou Cinthia.

 O evento é o maior sobre cidades inteligentes já realizado e reúne prefeitos de várias partes do mundo

Nesta quarta-feira, 14, a prefeita participa de agenda diversificada em que estão previstas debates e apresentações sobre inovações voltadas para a construção de cidades mais inclusivas e a estratégias sustentáveis para adesão a um modo de vida mais equilibrado com o meio ambiente.

Cinthia participa ainda de visitas guiadas, debates e apresentações sobre transformação das cidades através de espaços públicos e áreas verdes, desenvolvimento flexível e integrado de sistemas de transporte público, mobilidade do amanhã, responsabilidade democrática e inovadora, entre outros temas.

Palmas entre as smart cities

A prefeita tem reforçado no evento Palmas como uma cidade onde tem sido estimulada a governança focada no desenvolvimento sustentável e integrado. A capital mais jovem do País também é apresentada como elo estratégico para investidores interessados em seu potencial logístico e incentivos fiscais vigentes e urbanas dedicáveis a empreendimentos.

Segundo o ranking Connected Smart Cities 2018, Palmas é a cidade mais inteligente e conectada da Região Norte do País e a 15ª dentre 700 cidades pesquisadas. Programas e projetos municipais, como o Programa Palmas para o Futuro e Palmas Solar, estão sendo divulgados como portfólio de potencial da cidade.

O congresso continua até a próxima quinta-feira, 15. A programação prevê até lá reuniões de articulação, palestras, painéis, visitas técnicas e apresentações sobre projetos de inovação, meios de transporte, desafios para o desenvolvimento de economias locais, entre outros temas.

O Smart City Expo World Congress (SCEWC) permite aos gestores presentes intercâmbio de práticas em políticas públicas voltadas para o movimento de cidades inteligentes. Este ano, as discussões do congresso destacam, entre outros temas,  Transformação Digital, Ambiente Urbano, Mobilidade, Cidades Inclusivas e Compartilhadas e Governança e Finanças.  (Com informações da FNP e SCEWC)