Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um dos eixos defendidos pela Chapa OAB Proativa, que tem como candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Tocantins (OAB-TO), Célio Henrique Magalhães Rocha, é a interiorização da Ordem. Dentre as principais propostas está a instalação de mais salas da advocacia e a construção de novas sedes, nos mesmo moldes das inauguradas em Tocantinópolis, Colinas do Tocantins e Dianópolis. Também é meta a oferta de mais cursos da Escola Superior de Advocacia (ESA) no interior, avançando na regionalização junto aos polos e oferecendo mais cursos presenciais e online para capacitar advogados e advogadas do interior, além do primeiro curso de mestrado beneficiando também toda a advocacia.

Em Miracema, Célio Rocha se comprometeu com a construção de parlatórios nas Cadeias Públicas de Barrolândia, Miracema, Miranorte e Lajeado. Também prometeu se empenhar em lotar mais um juiz na Vara Cível e um na Vara da Família, além de elevar a Comarca de Miranorte de 2a para 3a entrância. “Também queremos que a advocacia de Miracema e das comarcas da subseção tenham acesso aos cursos oferecidos pela ESA. Temos compromissos muito sérios, que já começaram a ser implementados nessa gestão atual, com austeridade administrativa e financeira, aprendemos a gastar menos do que arrecadamos e investir a diferença no atendimento das necessidades da advocacia de todo o Estado”, explicou Célio.

Participaram do encontro os representantes de Miracema que compõem a chapa seccional: o conselheiro federal Carlos Augusto de Souza Pinheiro e o conselheiro seccional, Flávio Suarte. Também estavam presentes os membros da chapa única Dr Adão Klepa, que apoia a OAB Proativa, liderada pelo já atual presidente da subseção, Roberto Nogueira. “Temos a certeza de que essa parceria representa mais avanços e benefícios. Representa a continuidade de um trabalho forte e atuante na defesa das nossas prerrogativas profissionais, como já ocorre hoje”, explicou Roberto.

O nome da chapa é uma homenagem ao advogado pioneiro, Adão Klepa, falecido ano passado. Dos quatro filhos de Klepa, três seguiram a carreira do pai e dois deles estavam presentes: Adão Klepa Júnior e Juliane da Silva Klepa, além da esposa de Adão Júnior, Magda Klepa e a mãe dela, Lourdes Zwergel. Emocionado, Adão Júnior, agradeceu. “Somos muito gratos por essa homenagem, agradecer pelo cuidado que tiveram com a minha família e pelo carinho com meu pai”, disse. 

Também participou da reunião, o advogado Trajano Coelho Neto, OAB nº 005, a inscrição mais antiga e ainda ativa da Ordem tocantinense. “Nós entramos nessa campanha por acreditar que o Walter fez uma transformação na OAB, trazendo a OAB também para o interior. Por fazer parte do mesmo grupo, eu acredito também que o Célio vai dar continuidade e valorizando o advogado do interior e, por isso, estou fazendo parte desta caminhada junto com ele”, afirmou.

Dianópolis

Em encontro com a advocacia de Dianópolis, Célio também destacou as propostas de interiorização e se comprometeu a levar cursos de qualificação para atender os profissionais inscritos na subseção. Também aproveitou para destacar a importância de manter a união da advocacia. “Os colegas advogados e advogadas não são adversários, somos uma classe só. Todos estamos no mesmo barco e dentro do mesmo conjunto. Temos muito orgulho de ter feito uma gestão que trabalhou com a advocacia independentemente do pleito eleitoral e assim será também se nós ganharmos com a OAB Proativa. Nós não faremos distinção. O momento eleitoral não pode ter desgastes que sobrepujem a nossa necessidade de manter a classe unida”, afirmou.

Dianópolis foi uma das cidades beneficiadas com a construção de uma sede nova. “Nós não tivemos nenhum voto nesta subseção, não tivemos absolutamente nenhum voto, nenhum advogado acreditou no nosso projeto naquela época e hoje nós conseguimos em agosto, entregar uma subseção com investimento de cerca de R$ 500 mil reais. Uma subseção moderna, com energia fotovoltaica, pronta e o melhor: quitada”, contou Walter Ohofugi, atual presidente da OAB-TO e conselheiro federal da Chapa OAB Proativa.

Diante de tanto serviço prestado, a realidade mudou na subseção. Nesta eleição houve consenso e a chapa única, liderada por Hamurab Ribeiro Diniz apoia Célio na presidência. “Nós recebemos muita atenção nessa gestão e nossa posição não poderia ser diferente”, disse. 

“Dr Célio está preparado e a gente vê que ele está interessado da OAB, não tem outro interesse, ele está interessado na advocacia e é isso que o diferencia e o credencia a ser o nosso presidente”, complementou Cláudio Rogéria, conselheira seccional da Chapa OAB Proativa, que representando a subseção de Dianópolis.  

Porto Nacional

Nesta quarta-feira, 14, Célio e Walter Ohofugi, acompanhados do atual conselheiro federal da OAB, Pedro Biazotto, e demais integrantes da chapa Proativa visitam escritórios de advocacia em Porto Nacional e no fim da tarde se reúnem em um Heppy Hour na casa de Pedro, aberto a toda a advocacia. Na terça, 13, Célio também esteve em Porto onde se reuniu com a procuradoria jurídica do município.