Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Unitec será no hall da Biblioteca Central do Câmpus de Palmas

Unitec será no hall da Biblioteca Central do Câmpus de Palmas Foto: Eduardo Noleto

Foto: Eduardo Noleto Unitec será no hall da Biblioteca Central do Câmpus de Palmas Unitec será no hall da Biblioteca Central do Câmpus de Palmas

Instituições de ensino superior de Palmas, entre elas a Universidade Federal do Tocantins, em  parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promovem nesta quarta-feira (21) e amanhã (22), a I Feira Tecnológica Universidade e Empresa (Unitec). O objetivo do evento é promover e reforçar a aproximação de empresários de vários ramos com o conhecimento que é gerado nas universidades e ambientes acadêmicos.

O evento será realizado no Câmpus de Palmas, das 17h às 22h,  nos dois dias. O espaço utilizado será o do hall da Biblioteca Central Professor José Torquato Carolino. Participam do evento, além da UFT e do Sebrae, a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), a Faculdade Católica, Instituto Federal do Tocantins (IFTO), o Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac), a Universidade de Gurupi (Unirg) e a Universidade do Tocantins (Unitins).

Eixos

Foram selecionados projetos acadêmicos aplicáveis às demandas empresariais nas áreas de Energia, Educação, Turismo, Saúde, Agronegócios, Logística e Construção Civil. Os projetos são de autoria de professores e alunos das instituições de ensino parceiras da Unitec. Na programação, também estão previstas apresentações culturais de estudantes e uma praça de alimentação com food trucks.

Interação e oportunidades

De acordo com o gerente Institucional do Sebrae Tocantins, Roberto Morais, a Unitec será um ambiente de oportunidade para aproximar o conhecimento científico e empresários. “Muitas dessas pesquisas podem ser soluções tecnológicas e inovadoras que atendem demandas das empresas. Queremos conectar professores, pesquisadores e estudantes aos empreendedores e incentivar novas pesquisas pontuais para o desenvolvimento em parcerias e promover a interação entre a teoria do ambiente universitário e a prática vivenciada pelos empresários”, diz.

O superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Henemann, diz que a interação entre a academia e a indústria é um importante mecanismo para o desenvolvimento tecnológico relativo à inovação em produtos e processos. “É por isso que o Sebrae e a Fieto se uniram para fazer essa aproximação. Os resultados estão na geração de conhecimento e inovação, geração de propriedade intelectual, por meio de patentes e publicações, maior entendimento, por parte das universidades, das necessidades das empresas e a criação de uma cultura de aprendizagem organizacional dentro dessas empresas” justificou Hennemann.

Para o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, a aproximação da academia com o empresariado é extremamente necessária. "Este evento em parceria com o Sebrae e outras instituições tem o objetivo de despertar o interesse do setor produtivo, do empresariado, para o potencial que existe nas universidades em termos do desenvolvimento de soluções tecnológicas para diferentes nichos de atividades econômicas. No Tocantins, por exemplo, há grande potencial do agronegócio e pode-se abrir uma boa perspectiva de integração da iniciativa privada para o desenvolvimento de tecnologias e no aporte de recursos para estruturação de laboratórios e envolvimento de docentes, alunos e projetos neste sentido. Um bom exemplo disso é a Universidade de Campinas (Unicamp/SP), onde muitos projetos ocorrem por meio de parcerias com a iniciativa privada; este evento é um esforço para esta aproximação", disse o reitor.