Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Nájilla Lopes Aplicativo tem versões para Android e também para iOS e está disponível nas respectivas lojas Aplicativo tem versões para Android e também para iOS e está disponível nas respectivas lojas

A UFT FM disponibilizou aos ouvintes um novo canal de acesso à sua programação. Trata-se do aplicativo UFT FM que pode ser acessado tanto para dispositivos Android quanto para iOS. Basta buscar “UFT FM” nas lojas de aplicativos do seu celular e aproveitar a novidade. O lançamento do aplicativo foi feito na última segunda-feira (19), no gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Tocantins, e contou com a participação do reitor Luís Eduardo Bovolato, do diretor da UFT FM, Júnior Duarte, gestores, alunos e técnicos da UFT. Música, cultura, educação e informação estarão na palma da mão dos usuários. 

Desenvolvimento

Desenvolvido por alunos da Fábrica de Softwares da UFT - um projeto de extensão do curso de Ciências da Computação - o trabalho teve a supervisão do coordenador do curso, professor Ary Oliveira, em parceria com a direção da UFT FM. O estudante Felipe Reis destacou a experiência de participar do projeto e o que ele oferece à sociedade. “Esse trabalho é bastante interessante. Foi uma parceria da fábrica de software com a UFT FM que possibilitou quebrar as fronteiras. Ou seja, da linha de transmissão, fazendo com que nosso aplicativo tenha um alcance interessante; liberando um conteúdo de qualidade para o Tocantins e o mundo”.

Agora, com o aplicativo a Rádio UFT FM, a emissora pode ser acessada de qualquer lugar do mundo, de forma gratuita e por qualquer pessoa. O diretor da Rádio, Júnior Duarte, enfatiza a importância do aplicativo. “O app foi criado para não existir limite de acesso. É gratuito. Qualquer pessoa pode operar. Então qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo pode ter acesso à nossa programação que é voltada para a sociedade, é jovem e é de qualidade. É um aplicativo desenvolvido pela Universidade, e envolveu o Ensino, a Pesquisa e a Extensão e a Inovação. É um aplicativo genuíno da UFT. É a Universidade gerando conteúdo”.

Já para o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, o aplicativo une o útil ao agradável, uma vez que os alunos aceitaram o desafio de desenvolver a ferramenta. Para ele, é uma atividade acadêmica em benefício da sociedade. “Essa equipe de alunos, sob a coordenação do professor Ary Oliveira, conseguiu desenvolver esse aplicativo que já está, inclusive, patenteado. Então é uma atividade onde a gente concilia  a atividade acadêmica com a produção de algo prático em benefício da sociedade. Então por meio desse aplicativo, a gente consegue ampliar o alcance dos ouvintes da UFT FM. É um esforço satisfatório, pois leva à sociedade uma boa programação musical e informação de qualidade. É a UFT cumprindo a missão da universidade”, destacou.

Unitec

O trabalho vai ser apresentado também nesta quarta-feira (21), às 19h, durante a realização da primeira Feira Tecnológica Universidade e Empresa (Unitec), no hall da Biblioteca Central do Câmpus da UFT em Palmas.