Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Divulgação

A Chapa Advocacia Unida, OAB Respeitada deu passo importante na manhã desta quinta-feira, 22, ao assinar um pacto com Analistas Jurídicos do Governo do Estado. O documento é um compromisso assumido por Juvenal Klayber, candidato a presidente, e Adriana Brandão, vice, pela Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional Tocantins), de que a partir de 1º de janeiro de 2019, sendo eleitos, vão lutar por melhorias para a classe em todas as esferas de poder.

“Esse é o resultado de um trabalho nosso visando a representatividade de fato da classe de Analistas Jurídicos de todos os Poderes. Quando estivemos juntos  há alguns dias, não só no Tribunal de Justiça, mas também em algumas secretarias de Estado, levamos uma ideia sobre a equiparação salarial e a valorização do advogado analista, e isso foi muito bem aceito”, conta Juvenal.

Uma das preocupações de Juvenal é o fato de os salários pagos à classe serem tão diferentes entre um órgão e outro, mesmo que esses advogados exerçam a mesma função no Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Secretarias de Estado, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Defensoria Pública, Advocacia da União, Ministério Público da União e Executivo Municipal. “A diferença salarial chega a mais de 100% em muitos casos”, informa Juvenal.

“E com a assinatura deste Pacto, estamos confirmando aquilo que propomos nas reuniões, ou seja, a partir de 1º de janeiro de 2019, sendo eleitos, vamos representar os colegas advogados Analistas Jurídicos e lutar pela equiparação salarial da classe. É uma luta justa e por isso recebemos a visita dos colegas aqui, hoje, por entenderem a importância desta bandeira levantada por nossa Chapa. Estamos no caminho certo”, afirmou Juvenal Klayber.

Com a medida, Juvenal Klayber e Adriana Brandão estão propondo levantamento de informação de quantos analistas jurídicos são em todo o estado e onde estão lotados, realizar audiência pública com a classe e ajudá-la de forma responsável no impacto do  orçamento financeiro dos Poderes.

“A forma como Juvenal se propôs a nos ajudar, nos apresentando um planejamento das ações e um cronograma de tudo, foi realmente inovador. Estamos todos impressionados”, destacou o advogado Bruno Otávio, um dos analistas presentes no ato de assinatura do Pacto.

“O compromisso assumido pelo Dr. Juvenal tem reflexo social, mas para que haja o amparo social, é preciso a organização do estado, que passa pela valorização do servidor que trabalha para o cidadão. O Dr. Juvenal tem a completa compreensão que, valorizar o servidor público, é sinônimo de prestação de serviço decente à população”, completou Bruno.