Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Filho Sandes Serão abordados temas como: financiamento do SUS, planejamento e prestação de contas da Saúde, etc Serão abordados temas como: financiamento do SUS, planejamento e prestação de contas da Saúde, etc
  • Jean Coutinho, secretário municipal de Saúde de Araguaína e presidente do Cosems/TO
  •  Giórgia Luchese, psicóloga e membro do Cosems/PR

Gestores municipais em saúde de 42 municípios da região norte do Tocantins estão em Araguaína. Nesta segunda e terça-feira, 26 e 27, eles participam de um curso de gestão municipal em saúde, promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins – COSEMS/TO. As atividades estão sendo realizadas no Auditório da Facit II, localizada na TO-222, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Serão abordados temas como: financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), planejamento e prestação de contas da Saúde, contratualização no SUS, entre outros. Os assuntos discutidos durante o evento são resultado de demandas elaboradas pelos próprios gestores municipais.

“Araguaína é mais uma vez referência e por isso recebe esses secretários para juntos trocarmos experiências e termos acesso a informações que vão nos ajudar a melhor gerir as demandas da Secretaria de Saúde”, explicou Jean Coutinho, secretário Municipal de Saúde de Araguaína e presidente do Cosems.

Ministram o curso profissionais da saúde e técnicos do Cosems no Estado do Paraná. “A gestão do SUS é bastante complexa, portarias são lançadas todos os dias, detalhes do planejamento são essências para uma boa administração e por isso o gestor precisa estar bem preparado”, destacou Giórgia Luchese, psicóloga e membro do Cosems/PR.

A capacitação é realizada simultaneamente em Palmas, onde conta com a participação de secretários de Saúde dos municípios da região Central e Sul do Tocantins.

Araguaína como referência

“Os municípios menores têm muita dificuldade em elaborar alguns instrumentos de gestão por não ter equipe suficiente, muitos gestores elaboram os instrumentos de gestão praticamente só, o que não é o caso de Araguaína. Temos uma equipe bem definida que contribui muito com a administração dentro da secretaria municipal de saúde, o que nos possibilita, inclusive, auxiliarmos outros municípios da nossa região”, afirmou o secretário de saúde de Araguaína.

Recentemente, o município de Babaçulândia, recebeu o apoio da equipe técnica da Secretaria de Saúde de Araguaína, com orientações sobre como melhor executar os instrumentos de gestão.

Sobre o Cosems/TO

O Cosems é uma entidade sem fim lucrativo, com objetivo de representar os secretários municipais de Saúde do Tocantins, junto às instâncias institucionais do SUS. É por meio do conselho que o gestor municipal garante espaço e poder de decisão perante o Conselho Estadual de Saúde e Comissão Intergestores Bipartite.

Programação

Segunda-feira (Dia 26)

 8h às 12h e 14 às 18h – Curso Gestão Municipal em Saúde (Auditório da FACIT II – TO 222)

 Terça-feira (Dia 27)
 8h às 12h e 14 às 18h – Curso Gestão Municipal em Saúde (Auditório da FACIT II – TO 222)