O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (COSEMS-TO) participa desde esta última segunda-feira, 29, até o dia 1º de maio, do 7º Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde. Com o tema “Atenção Básica e Regionalização: Desafios e Perspectivas”, o evento ocorrerá em Fortaleza (CE). No primeiro dia, a programação contou com várias atividades, entre elas uma mesa sobre Governança e Tecnologia da Informação.
Para o presidente do COSEMS-TO, Roberto Sampaio, é muito importante para os secretários e secretárias municipais participar de um encontro desse porte. “A troca de experiências é fundamental para que as inovações sejam implementadas nos nossos municípios. Quem ganha com tudo isso é o nosso cidadão”, completou. Também estava presente a vice-presidente do COSEMS, Dora Farias, e secretários e secretários de dezenas de municípios tocantinenses.
Após as apresentações de experiências haverá a solenidade de abertura oficial do Congresso, a entrega da Medalha Dower Cavalcante e da Comenda 30 anos COSEM/CE. A palestra magna será proferida pelo presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Mauro Junqueira, com o tema “Atenção Básica e Regionalização: Desafios e Perspectivas”.
Experiências
Ano passado foram disponibilizadas três vagas para a seleção experiências. Os municípios tocantinenses selecionados, que realizarão as apresentações, e seus respectivos temas são:
Augustinópolis: gestante informada x família preparada.
Gurupi: avaliação em médio prazo do uso de coleiras impregnadas com inseticida deltametrina a 4% em cães, no controle da leishmaniose visceral canina e humana no município de Gurupi/TO.
Palmas: plano integrado de residências em saúde como eixo estruturante da formação de recursos humanos para o SUS de Palmas/TO.