Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O deputado estadual Osires Damaso, a convite do Major Abner Alves Martins, Comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) do município de Paraíso do Tocantins, esteve na manhã desta sexta-feira, 30, no quartel onde conheceu de perto as instalações, projetos sociais e demandas da classe. O encontro de caráter social, serviu ainda para uma troca de informações entre o deputado e os militares.

Durante a visita, foram apresentadas pelo Comandante da Unidade as ações e os projetos em funcionamento: Escolinha de futebol do 8º BPM e o Proerd  que tem por base, o projeto D. A. R. E. - Drug Abuse Resistance Education (Educar para resistir ao abuso de drogas) voltados para a comunidade, além dos projetos sociais a serem implementados pelo Batalhão. 

Na ocasião, os integrantes do 8º BPM solicitaram do deputado apoio à reivindicação para a construção de uma academia, ampliação e conclusão da quadra de esportes que beneficiará os policiais militares da Unidade, a população da cidade e a comunidade do setor Serrano II. 

O deputado Osires Damaso, disse que foi muito bem recebido pela tropa e afirmou o total apoio à instituição. “A Polícia Militar é uma classe que precisa de uma atenção especial, pois é ela quem atende aos mais variados chamados e arrisca a própria vida pela população. É compromisso da Casa de Leis atender as demandas dos dirigentes e integrantes de órgãos do Estado. Temos total respeito e reconhecemos o trabalho que os policiais militares desempenham em proteção à vida do cidadão e ao patrimônio”, disse.

Ainda nessa linha, visando as necessidades do Batalhão, o deputado também acenou a destinação de emenda parlamentar federal para o próximo ano, para serem investido em monitoramento por câmeras para combater crimes em Paraíso do Tocantins. “Estarei sempre à disposição da classe policial militar e meu gabinete estará continuamente de portas abertas”, concluiu o deputado. 

O comandante Abner definiu a presença do parlamentar como de grande importância, pois estreita o laço político com o grupo que resulta em melhorias a classe. “Para nós, é uma honra recebê-lo em nossas instalações. Essa visita materializa a junção de esforços para que possamos construir uma Instituição Militar mais forte em nosso município”, afirmou.

Projetos Sociais

A Escolinha de Futebol Serra do Estrondo do 8º BPM, conta com a coordenação do Sargento PM Hélio Ribeiro Figueredo, que em seus horários de folga dedica-se em ministrar aulas de futebol com a plena consciência de despertar na criança a importância de praticar atividade física para uma perfeita formação física e mental, sem se olvidar de que a prática desportiva torna-se pedra angular quanto à importância de agregar valores como respeito às regras.

Proerd - 8º BPM

O Proerd tem por base, o projeto D. A. R. E. - Drug Abuse Resistance Education (Educar para resistir ao abuso de drogas) criado em 1983 nos Estados Unidos. Em Paraíso do Tocantins o Proerd foi iniciado em 2002 com o currículo de 17 lições, com aulas ministradas uma vez por semana, aplicadas ao longo do semestre letivo, alcançando todas as escolas da rede municipal, estadual e particular, formando em média por ano 800 crianças atingindo até a presente data aproximadamente 6.200 crianças.