O Ministério Público Estadual (MPE) e órgãos parceiros lançam, na próxima terça-feira, 4, às 9 horas, o projeto Cultura MP, que pretende utilizar os elementos da cultura hip-hop para promover o diálogo entre os adolescentes sobre problemas comuns à sua realidade, como uso de drogas lícitas e ilícitas, violência sexual e automutilação, entre outros.
A intenção do projeto é atuar na prevenção e também no auxílio aos jovens que enfrentam estas problemáticas.
O projeto Cultura MP será lançado na sede do MPE e terá como instituições parceiras a ONG Unidos Por um Mundo Melhor (UPMM), o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca), a Prefeitura de Palmas, a Polícia Militar e a Defensoria Pública Estadual.
Após o lançamento, a primeira ação do projeto ocorrerá no Ginásio Ayrton Senna, na região Sul de Palmas, em 15 de dezembro, envolvendo adolescentes da cidade. Entre outras atividades do hip-hop, ocorrerá uma “batalha de rimas”, cujo vencedor será habilitado para concorrer com participantes das etapas regionais do projeto.
Por parte do Ministério Público, o evento tem como realizadores a 20ª e a 21ª promotorias de Justiça da Capital, que possuem atuação na área da infância e juventude. “Nossa intenção é colocar os adolescentes como protagonistas, para que eles se sintam realmente envolvidos e utilizem os elementos da sua cultura para dialogarem entre si”, explicou a promotora de Justiça Zenaide Aparecida da Silva.