Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

 Auditores fiscais ocupam prédio da Sefaz a espera de audiência com secretário (foto: Deborah Sena/ Sindifiscal)

Auditores fiscais do Estado realizam na manhã desta segunda-feira,3, uma mobilização na Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz). De acordo com o Sindicato dos Auditores Fiscais (Sindifiscal), objetivo é exigir solução aos problemas da categoria. O presidente do sindicato, João Paulo Coelho, disse que o governo tem se recusado a receber os servidores para o diálogo. “Após as eleições as portas se fecharam para a gente”, destacou o sindicalista.

As reivindicações, segundo o presidente, são falsas alegações de desvios de função, progressões para toda a categoria, atualização do Ressarcimento de despesas da Atividade Fiscal (Redaf) e pagamento de retroativos. De acordo com o Sindifiscal, estas reivindicações podem ser resolvidas com um simples ato do secretário Sandro Henrique Armando.

A categoria decidiu fazer o protesto após inúmeras tentativas de se reunir com o governador Mauro Carlesse (PHS), ou com o secretário da Fazenda. Na última sexta-feira, 30, a diretoria do sindicato tentou uma abordagem ao secretário em seu gabinete, mas Armando não foi encontrado.

A informação é de que o secretário irá receber a diretoria do Sindifiscal ainda na manhã desta segunda-feira, assim que retornar de uma reunião no Tribunal de Justiça do Tocantins.

“Não podemos ficar de braços cruzados diante da indiferença. A categoria não quer mais aguardar, exigimos respeito e queremos o diálogo. Estamos em estado permanente de mobilização, aprovado em nossa Assembleia Geral e vamos usar as formas de luta que dispomos. É muito incoerente da parte do secretário ignorar a categoria num mês em que fizemos a maior arrecadação de toda a história do ICMS, foram mais R$ 267 milhões desse tributo arrecadado e um valor superior a R$ 282 milhões, no geral.  O governo precisa provar que não aprecia apenas nossos deveres, mas também é capaz de garantir nossos direitos”, pontuou o presidente João Paulo Coelho.