A equipe da Escola Estadual Vale do Sol, em Palmas/TO, promoveu nessa quinta-feira, 6, uma feira com os alunos participantes do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos. Uma ação realizada pela unidade escolar em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).
O trabalho sobre o empreendedorismo integra uma das ações da Matemática Financeira, como explicou a diretora da escola, Rosemary Aparecida Tessarin Tinoco. Ela contou que a escola começou a ajudar os alunos a prepararem atividades que rendessem recursos financeiros. Com isso, a escola incentivou os estudantes a desenvolverem atividades lucrativas, como a promoção de vendas de produtos feitos na escola. “Os alunos aprenderam a conquistar independência financeira, a serem mais criativos”, disse.
Para obter recursos, os alunos venderam salgados, doces, peças artesanais e realizaram um bazar com roupas. Os recursos são destinados às turmas que, com a ajuda de pais, escolhem como investir.
Esse projeto começou com o Sebrae capacitando os professores sobre o empreendedorismo, os caminhos para se abrir empresas e investimentos no comércio. “Sentimos a necessidade de realizar esse projeto, por causa da baixa renda dos alunos e de suas famílias. Começamos a mostrar aos estudantes formas de observar e aprender a economizar com as despesas de taxas de água, de energia e de telefones”, contou Rosemary.
A diretora explicou que à medida que o projeto foi sendo realizado, sentiu a necessidade de abrir uma conta para os alunos. “Denominamos de banco dos alunos e a cada venda que os estudantes faziam, colocávamos o dinheiro no banco e, com isso, eles puderam acompanhar, por meio de uma planilha, essa ação financeira. E as turmas, com a ajuda de pais, foram definindo a forma de gastar esses recursos. Alguns alunos optaram pela realização de festas, outras promoveram passeios em clubes e outras turmas estão planejando realizar atividades no próximo ano”, contou.
O professor Fábio de Sousa Rodrigues, de língua portuguesa, explicou que aproveitou a apostila do Sebrae para abordar com os alunos temas como marketing, publicidade e o perfil de uma pessoa que vai montar um negócio. “Além disso, trabalhamos muitas leituras, interpretações de textos e produções. Houve um grande envolvimento dos alunos nos estudos”, contou.
A professora de matemática, Cláudia Rebelo Simões Nobre, destacou a mudança que percebeu nos alunos, à medida que eles passaram a compartilhar com a família os temas que estavam estudando na escola. “Há alunos que já estão empreendendo, fazendo bolos de pote para vender e ter a sua renda. Para promover o estudo da matemática, preparamos uma planilha com todas as despesas, investimentos e lucros dessas atividades realizadas por meio do projeto de empreendedorismo”, comentou.
A estudante Helis Regina, 14 anos, falou sobre o projeto. “Eu aprendi muitas coisas sobre a matemática financeira, a trabalhar em grupos, e também a agir como uma empreendedora. Está sendo uma ótima experiência, que servirá para a vida”, ressaltou.