Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano

Presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano Presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) recebeu com preocupação a notícia de que o Governo do Estado extinguiu cinco delegacias regionais presentes nas cidades de Alvorada, Araguatins, Arraias, Miracema e Pedro Afonso. O governo publicou do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 05, o novo organograma dos órgãos da Polícia Civil no Estado, a qual informa as fusões.

Segundo o presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, a preocupação reside no fato que haverá ausência de unidades e profissionais para atender ocorrências e investigações. “O cidadão se sentirá desguarnecido, sem amparo e, em muitos casos, sem possibilidade de apresentar suas queixas”, destaca, ao lembrar que no caso da cidade a qual governa, os cidadãos terão que se deslocar até Guaraí, a 60 km de distância, em busca de atendimento.

Outras realidades

Segundo a ATM, a situação será pior para quem mora em municípios do extremo Centro-Norte, como Santa Maria e Recursolândia, além do extremo Bico do Papagaio, como Esperantina e Buriti. Residentes nos municípios da região Sul, próximos à divisa com o estado de Goiás, como Araguaçu e Talismã também precisarão deslocar grandes distâncias para apresentar e acompanhar suas diligências.

Falta de policiamento

“A realidade da grande maioria dos pequenos Municípios é a presença de apenas uma guarnição da Polícia Militar. Com essa medida, além do cidadão, quem também deverá se deslocar grandes distâncias para apresentar os flagrantes serão os policiais da PM, e isso demandará tempo. Com isso, as pequenas cidades ficarão desprotegidas, tornando-se assim alvos fáceis para criminosos”, projeta o presidente da ATM.