Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

(Foto: Ana Paula Rehbein)

A Polícia Civil cumpre na manhã desta sexta-feira, 7, mandados de busca e apreensão no Palácio Araguaia em Palmas/TO, mais especificamente na Secretaria-Geral de Governo. A ação faz parte de uma operação policial que investiga casos de funcionários fantasmas no Governo do Estado.

A Operação Catarse, como foi chamada, é coordenada pela Delegacia de Investigação Criminal (Deic) de Araguaína. Em um dos casos uma enfermeira que trabalhava no Hospital Regional de Araguaia e teria sido cedida à Secretaria de Articulação Política em 2017 estaria, desde então, fazendo faculdade de medicina no Paraguai e recebendo, sem trabalhar, um salário de R$ 4 mil por mês.

Em outro caso uma farmacêutica, dona de um hotel em Araguaína, também teria sido cedida em 2016 e estaria recebendo salário sem exercer a função.

Em nota o Governo do Tocantins informou em nota que a operação da Polícia Civil colabora com o trabalho que já vinha sendo feito pela gestão para identificar funcionários fantasmas na estrutura do Executivo e que no trabalho de reestruturação da máquina pública, que vem ocorrendo desde o início do mandato tampão, já foram identificados servidores que não comparecem ao trabalho. Segundo o governo, a Secretaria-Geral de Governo que conta hoje com 623 servidores, tinha mais de mil integrantes no início da atual gestão.

O Executivo informou ainda que irá colaborar com as investigações e que os servidores que estiverem em desacordo com a lei vão responder ao devido processo. A gestão estaria, segundo a nota, aguardando apenas o término do período de vedação eleitoral para instaurar o procedimento administrativo.

Confira a nota na íntegra.

O Governo do Tocantins, acerca do cumprimento de mandado de Busca e Apreensão, na manhã desta sexta-feira, 07, pela Polícia Civil na Secretaria-geral de Governo, esclarece que:

Desde que assumiu o Executivo para um mandado tampão, a atual gestão instituiu um grupo de trabalho que está levantando toda a estrutura operacional e de servidores das diversas pastas do Governo, visando uma diminuição da máquina pública. Essa reestruturação já vem identificando e levantando informações sobre servidores que se encontram em situação de ausência no trabalho. Fruto da reestruturação, no caso da Secretaria de Governo, importante salientar que, ao assumir a gestão, a Secretaria contava com 1.020 servidores, atualmente 623 integram o quadro da Pasta.

O Governo ressalta que a operação da Polícia Civil colabora com o levantamento que vem sendo realizado pela gestão. Por ter a capacidade de investigação policial, o trabalho da Polícia acrescenta muitas informações ao que já vem sendo feito pelo Governo, no sentido de apontar esses servidores e tão logo termine o período de vedação da Lei Eleitoral serão instaurados os devidos procedimentos administrativos contra os servidores identificados.

O Governo do Tocantins reitera que colabora com as investigações e que qualquer servidor encontrado em desacordo com a lei responderá ao  devido processo.