Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O vereador Lúcio Campelo (PR) apresentou nessa quinta-feira, 6, na Câmara de Palmas, Projeto de Lei n° 007, para que seja instituído na capital o evento ‘Janeiro Branco’, dedicado à realização de campanha para a promoção e difusão da saúde mental.

A campanha, que deverá perdurar por todo o mês de janeiro, terá como símbolo um laço branco, devendo o poder público promovê-la e participar de sua divulgação mediante a utilização de decoração na cor branca nas sedes da administração pública municipal, nos logradouros públicos e nos monumentos.

O Projeto também propõe a realização de ações educativas, palestras, seminários e cursos. Entre os objetivos principais, estão: esclarecer sobre a importância da saúde mental e emocional como um estado de equilíbrio; ampliar e facilitar o acesso à realização de exames preventivos, apoio psicológico, equipes multiprofissionais para a realização de atendimentos, cursos e palestras junto à comunidade.

Justificativa

Como justificativa, o vereador pontua que a propositura é uma forma de adesão ao movimento nacional do ‘Janeiro Branco’ que surgiu em Minas Gerais (MG), idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão, com o objetivo de mostrar a importância de pensar em ações de promoção à saúde mental. É uma pauta que vem conquistando força pelo País. “Considero extremamente importante ter zelo, atenção com as pessoas que enfrentam problemas de saúde mental, e o município de Palmas não pode ficar à margem. Precisamos colocar esta temática em evidência”, defende Lúcio Campelo. 

O ‘Janeiro Branco’ passará a integrar o Calendário Oficial de Datas e Eventos do município.