Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação/ SES

Foto: Divulgação/ SES

Até o momento cerca 30% do total de vagas ofertadas pelo programa Mais Médicos do Governo Federal para o Tocantins continuam em aberto. De acordo com o Ministério da Saúde, o edital disponibilizava para o estado um total de 99 vagas. Já a Secretaria da Saúde (SES) informa que as vagas disponíveis pelo programa são 92. No total, somente 57 vagas foram preenchidas até o momento no Tocantins.

O principal problema de atendimento acontece nos distritos indígenas que registraram a menor procura de interessados pelas vagas do Mais Médicos no estado. Das 10 vagas disponibilizadas em polos indígenas, apenas 5 profissionais se inscreveram para atuar em uma mesma região - Tocantínia, terra do povo Xerente e que fica próxima à capital, Palmas.

Até o ano passado estas regiões eram atendidas por médicos cubanos que deixaram o país no mês de dezembro. O Tocantins contava com 141 profissionais médicos, do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, em 73 municípios. Do total, 101 eram cubanos, 10 deles prestavam atendimento em distritos indígenas em todo o estado.

Segundo o Ministério da Saúde, as vagas em aberto ainda poderão ser preenchidas por profissionais interessados. Entre os dias 7 e 10 deste mês, brasileiros formados no exterior deverão se apresentar nos municípios escolhidos para trabalhar.

Programa

O Programa Mais Médicos foi criado em 2013 para ampliar a assistência médica em regiões com carência de profissionais em todo Brasil.

O programa conta com 18.240 vagas em mais de quatro mil municípios e 34 DSEIs, levando assistência para cerca de 63 milhões de brasileiros. O repasse inicialmente era de R$ 10.570 por médico, desde 2016, o valor foi alterado para R$ 11.520.