Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Chuvas devem se intensificar até o fim de semana (Foto: Edu Fortes/ Secom Palmas)

A segunda quinzena de janeiro começou com bastante chuva na região central do estado após um período de forte calor e pouca precipitação. A previsão para Palmas é de que sejam registrados cerca de 94 milímetros de chuva durante esta o restante desta semana, o que levou a Defesa Civil Municipal a alertar a população sobre sobre possíveis pancadas de chuva durante esta semana, e os cuidados e proteção neste período.

Segundo a meteorologia, a previsão é de que a temperatura máxima possa chegar nesta quarta-feira, 16, a 33°C, com 80% de probabilidade de chuva durante o dia. Para quinta-feira, 17, a previsão máxima é de 34°C, com 80% de probabilidade de chuva, na sexta, 18, a temperatura continua em 34°C, e com 80% de probabilidade de chuva. E a incidência de raios solares manterá alta durante estes dias.

O agente de Defesa, Bruno Maciel, alerta que “todos precisam estar atentos em caso de chuva, seja na sua residência, no trânsito, ou em lugares que possam sofrer degradação com a chuva. Fique atento aos alertas e informações de chuva da Defesa Civil. Neste período recomendamos a quem mora em lugares que possa sofrer alagação, que busque abrigo em lugares seguros. Se possível levar os objetos, móveis, para que não sejam danificados”, informa.

Maciel alerta ainda para que se evite áreas externas e atividades ao ar livre durante tempestades, como a prática de esporte ou até mesmo transitar a pé, pois existe a possibilidade de raios. “Se os motoristas estiverem no trânsito e se encontrar em áreas alagadas, que evitem transitar nesses locais e se possível esperar o volume de água reduzir ou alterar a rota para uma via segura”, complementou ele.

A Defesa Civil também recomenda não enfrentar a chuva, já que a maioria dos resgates em casos de alagamentos são de pessoas que se arriscaram a enfrentá-la. A orientação é buscar um local seguro.

O boletim divulgado pela Defesa Civil tem como base de dados o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), da empresa Climatempo e do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos do Tocantins.