Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O armazém da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), em Pedro Afonso, registrou nesta semana, o recebimento das primeiras cargas de grãos da Safra 2018/2019. Foram entregues 224.660 toneladas de milho cultivados na Fazenda Mineira II, que fica no município de Miracema de Tocantins, e pertence à associada da Coapa, Beatriz Helena Pontes Ramos.

A unidade de grãos da Coapa tem capacidade estática de 60 mil toneladas e é uma das maiores do Tocantins. Na Safra 2017/2018 recebeu 93.270 toneladas de soja, 15.143 de milho e 1.368 de sorgo.

O gerente gera da cooperativa, Nelzivan Carvalho Neves, afirmou que na atual safra o produtor rural, seja ele associado ou não, contará com uma estrutura ainda melhor no armazém, que está recebendo investimentos em melhorias nos setores de recepção e expedição. Além disso, os colaboradores estão devidamente capacitados para atender satisfatoriamente os agricultores.

Soja

O armazém da Coapa já está pronto para recepcionar a soja produzida na região. Nesta safra, 150 produtores rurais associados à cooperativa plantaram grãos em 13 municípios: Pedro Afonso, Tupirama, Bom Jesus do Tocantins, Santa Maria do Tocantins, Rio Sono, Itapiratins, Miranorte, Tabocão, Centenário, Recursolândia, Guaraí, Tocantínia e Miracema do Tocantins. O cultivo começou na segunda quinzena de outubro e deve terminar em dezembro. Já a colheita está prevista para começar em fevereiro de 2019.