Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As sessões de julgamento do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) retornaram nesta segunda-feira (28/1), com a posse do jurista Marcelo César Cordeiro, como juiz titular da Corte Eleitoral, da classe dos advogados.

O presidente do TRE-TO, desembargador Marco Antony Villas Boas, agradeceu a presença do presidente da Ordem dos Advogados, seccional Tocantins, Gedeon Pitaluga e demais juristas presentes.

“É uma alegria receber nessa casa o doutor Marcelo Cordeiro, pessoa que aprendi a admirar em razão das atividades como advogado e como juiz na oportunidade que esteve servindo a Justiça Eleitoral. Ético, equilibrado e respeitoso com os colegas de profissão e membros da advocacia, temos a certeza que sua nova passagem pela Corte enriquecerá ainda mais os debates”, ressaltou o desembargador.

O presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga, destacou a importância de ter um representante dos juristas na composição do Pleno, o que demostra a valorização da advocacia brasileira. “No contexto jurisdicional representantes da magistratura, do Ministério Público e da advocacia analisando o mesmo fato sobre respectivas distintas é a riqueza da promoção da Justiça”, disse.

 

Há 10 anos atuando como advogado, o jurista Marcelo Cordeiro agradeceu os membros do Pleno e se comprometeu a honrar e dignificar a advocacia tocantinense. “Estou pronto para bem servir esse Tribunal, com decisões acertadas, dentro dos parâmetros legais, bem como trabalhar para que esse Tribunal seja um dos melhores do país”, garantiu.

Currículo

Marcelo César Cordeiro, cursou direito na Universidade Católica de Goiás, hoje PUC de Goiás. Esse ano completa 31 anos de atividade jurídica. Iniciou a carreira em Brasília, onde advoga até hoje. É Oficial da reserva do Exército Brasileiro. Foi professor universitário por cerca de 10 anos, nas instituições: Unitins, Universidade Federal do Tocantins, Ulbra, Faculdade de Palmas (FAPAL e IEPO). Pós-graduado em Direito Público, pela ADESG/UFT. Foi Subsecretário da Secretaria de Indústria e Comércio do Estado do Tocantins, nos anos de 2007 e 2008. Foi Juiz do Tribunal Regional Eleitoral no biênio 2009/2011. Compôs lista tríplice para a vaga do quinto constitucional do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins. Foi Presidente da Comissão de Controle de Gastos Públicos; Procurador-Geral de Defesa das Prerrogativas e Presidente da Caixa de Assistência da Ordem dos Advogados do Tocantins (OAB/ TO). É Delegado da Associação Nacional de Juristas Evangélicos(ANAJURE) no Tocantins.