Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

 Trabalho de prevenção é fundamental para garantir a drenagem funcionando em capacidade máxima

A Prefeitura de Araguaína, por meio do Departamento de Limpeza Urbana, intensificou as ações de limpeza e desobstrução dos bueiros e córregos da cidade. O serviço realizado pelo departamento aumentou nos últimos dias por causa do período chuvoso, a fim de impedir o entupimento desses locais e evitar alagamentos.

O trabalho é realizado manualmente e os catadores percorrem os córregos recolhendo toda espécie de lixo descartado de forma irregular. De acordo com o departamento, em dois dias de serviço intensos foram retiradas aproximadamente 30 toneladas de lixo.

A limpeza e manutenção dos locais é fundamental porque garante a drenagem funcionando em sua capacidade máxima.

Danos ao meio ambiente

Foram recolhidos, além de lixo doméstico, como sacos plásticos, vidros e papel, outros materiais que provocam prejuízos ainda maiores ao meio ambiente, como eletrodomésticos e eletrônicos.

“É necessário que a população tenha consciência de que precisa colaborar com a limpeza das ruas, adotando o descarte adequado do lixo, evitando jogar objetos na rua, desde um papel de balinha a materiais mais difíceis de serem eliminados”, explicou o diretor do Departamento de Limpeza, Walter Fiúza.

O diretor explicou ainda que no caso do descarte de eletrodomésticos, por exemplo, a recomendação é que o material seja levado pelo morador até o aterro inerte do Município, localizado a 3 km do Balneário Parque das Águas.

Outros serviços

As equipes do Departamento de Limpeza Urbana estão realizando também a limpeza das bocas de lobo ao longo da cidade. A ação consiste na retirada de lixo acumulado, que são levados pelas águas da chuva e resultam no entupimento das bocas.

Só nos últimos dias, mais de 50 locais receberam o trabalho de desobstrução. Nesta quarta-feira, as equipes estarão na Rua Xixebal, no Setor Jardim Paulista.

Evitando alagamentos

O entupimento de bueiros e bocas de lobo é um dos fatores que pode agravar as inundações e enxurradas no período de chuvas. Além do trabalho promovido pela Prefeitura, a população também pode contribuir com medidas simples, como não deixar sacolas de lixo na rua muito tempo antes do horário do caminhão de coleta passar, pois a chuva pode vir antes e carregá-las para os bueiros.

Outra dica é, ao podar a grama, não deixar restos na calçada, o que vale também para materiais de construção.

 Só nos últimos dias, mais de 50 locais receberam o trabalho de desobstrução