Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Thiago Sá

Foto: Thiago Sá

O professor Pedro Afonso de Oliveira Almeida, docente da Universidade de São Paulo (USP) e representante da empresa especializada Laboratório de Sistemas de Estruturas (LSE), realizou uma inspeção visual na ponte sobre o Rio Tocantins, na TO-255, em Porto Nacional.  A visita do especialista aconteceu na manhã desta sexta-feira, 8, e foi acompanhada por técnicos da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto).

O objetivo da vinda do professor foi definir as ações efetivas a serem realizadas pelos técnicos da Ageto para embasamento de um relatório sobre as condições da estrutura.

O especialista e os técnicos detalharam as medidas a serem implantadas imediatamente para o levantamento dos dados, para a elaboração do relatório sobre a segurança da ponte.

O relatório técnico estrutural deve ser emitido após o levantamento minucioso de todas essas ações. O professor doutor Pedro Almeida foi o responsável pelos últimos levantamentos e laudos feitos na ponte nos anos anteriores, e por isso tem conhecimento sobre o assunto.

A ponte está interditada para veículos de passeio, utilitários e de grande porte. A passagem está liberada apenas para ambulâncias, motos, bicicletas e pedestres, pois, segundo o governo, não geram um impacto capaz de atrapalhar os trabalhos realizados na estrutura. 

Nesta última quinta-feira o governador Mauro Carlesse esteve no local vistoriando a ponte e justificou a interdição da estrutura dizendo que a vida das pessoas é prioridade.