Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os atendimentos de radioterapia em Palmas, que são prestados pela empresa Clínica Médica Oncológica Irradiar, já foram retomados nesta quarta-feira, 13. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde. Os pacientes estão sendo agendados para realizar o tratamento de forma regular evitando o deslocamento para Imperatriz no Maranhão, onde o Estado mantém outro serviço contratado, até que seja liberada a máquina instalada em Araguaína pelo Governo Federal, Comissão Nacional de Energia Núclear (CNEM).

O secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme da Silva está em Brasília/DF onde irá se reunir com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta para interceder junto à equipe da Comissão Nacional de Energia Nuclear a liberação da máquina de radioterapia instalada em Araguaína. “As ações de competência da gestão estadual foram concluídas como a aquisição do acelerador linear e simulador de radioterapia, ampliação e adequação do bunker, instalação e comissionamento do equipamento, treinamento dos profissionais e construção do Plano de Radioproteção, aguardamos agora só a liberação do equipamento para iniciar os atendimentos e estamos aqui para pedir agilidade neste processo”, relatou.

O Tocantins possui dois serviços de tratamento oncológicos. As Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) estão localizadas em Palmas no Hospital Geral de Palmas (HGP) e em Araguaína no Hospital Regional de Araguaína (HRA) com realização de consultas especializadas, quimioterapias, braquiterapia, hormonioterapia e demais serviços necessários ao tratamento do câncer.