Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Candidatos aprovados fizeram uma manifestação na porta da Seciju

Candidatos aprovados fizeram uma manifestação na porta da Seciju Foto: Divulgação/ Comissão dos aprovados

Foto: Divulgação/ Comissão dos aprovados Candidatos aprovados fizeram uma manifestação na porta da Seciju Candidatos aprovados fizeram uma manifestação na porta da Seciju

Os candidatos aprovados no concurso da Defesa Social conseguiram se reunir com o secretário estadual de Cidadania e Justiça (Seciju), Héber Fidelis, para tratar sobre a convocação dos aprovados em substituição aos servidores que tiveram contratos renovados pelo governo ainda no mês de janeiro.

De acordo com representantes da comissão, o secretário foi favorável à causa e reconheceu a legitimidade das ações que estão sendo desempenhadas pelos aprovados, como a manifestação pacífica na sede da Seciju nesta quinta-feira, 14. De acordo com o secretário, a atual situação do sistema penitenciário reforça a necessidade de chamamento dos aprovados, mas destacou o entendimento da Procuradoria Geral do Estado (PGE) de que a validade do concurso e homologação final deverão ocorrer até o mês de março, após conclusão do curso de formação da segunda turma do sistema socioeducativo.

Fidelis informou ainda aos membros da comissão que outro entrave que inviabiliza o chamamento dos aprovados para compor o quadro de servidores é o orçamento de 2019 que ainda não foi aprovado na Assembleia Legislativa.

A causa dos candidatos já recebeu, ainda no ano de 2017, decisão judicial favorávelque estabelecia prazo máximo de 120 dias para a realização do curso de formação e nomeação dos candidatos aprovados, efetuando gradativamente o desligamento dos servidores contratados. No último dia 6 a justiça estipulou prazo de 15 dias para que o Estado cumprisse a sentença condenatória, já que no dia 8 de janeiro deste ano o governo publicou uma portaria que anulava a extinção dos contratos temporários e contratava 260 servidores para o sistema prisional e socioeducativo, descumprindo a decisão judicial. A contratação temporária só é permitida em casos excepcionais, o que não foi comprovado pelo Estado.

A comissão dos aprovados informou que  as ações serão intensificadas agora junto aos deputados estaduais na tentativa de pressionar o governo para que dê posse aos aprovados.