Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Após reparos, abastecimento começa a ser restabelecido em Fátima

Após reparos, abastecimento começa a ser restabelecido em Fátima Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Após reparos, abastecimento começa a ser restabelecido em Fátima Após reparos, abastecimento começa a ser restabelecido em Fátima

A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) informou nesta sexta-feira, 22, que o abastecimento de água começou a ser restabelecido no município de Fátima/TO. 

A cidade tem enfrentado desde o ano passado uma séria crise no fornecimento de água. O fluxo de água no município é instável, e em algumas residências há cerca de 30 dias não há um abastecimento regular.

O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Romis Alberto, o vice-presidente executivo Davi Junior e o diretor de produção Marcos Antônio vistoriaram nesta última quinta-feira, 21, as instalações dos Poços Tubulares Profundos (PTP´s) e a estrutura da Rede de Distribuição de Água (RDA) de Fátima, região sul do Estado.

A agência informa que tem priorizado solucionar os problemas de abastecimento que surgiram com a troca de bombas em razão de instabilidade na rede elétrica, manutenções de prevenção e reparação no sistema de bombeamento e na rede de distribuição. Nessa quinta-feira, após reparos, sete PTP´s entraram em operação no município, segundo a ATS.

A ATS ainda informa que a nova gestão da pasta tem promovido diálogo com o Executivo municipal com o objetivo de atender todas as demandas de seus clientes em Fátima. Segundo a agência, a população pode contribuir com informações sobre vazamentos invisíveis que influenciam no desabastecimento parcial em partes altas da cidade. De acordo com a ATS, estas informações são fundamentais para a gestão do saneamento e podem ser feitas via Ouvidoria Geral pelo número 162, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h, ou a qualquer momento no site: ouvidoria.to.gov.br.

MPE

O prefeito Washington Vasconcelos em reunião com sua assessoria jurídica decidiu na última segunda-feira, 18, acionar o Ministério Público Estadual (MPE), por meio de ofício, pedindo a criação de uma Ação Civil Pública Ambiental com o objetivo de resolver o problema do fornecimento de água no município.