Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) promoveu nesta quinta-feira, 28, em sua sede administrativa, na capital Palmas, a posse da diretoria da entidade para o biênio 2019/2020, além de atos alusivos aos 30 da ATM. Reeleito, o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, foi empossado novamente ao cargo e em seu discurso de posse pediu “mais respeito aos prefeitos” por parte da imprensa e sociedade. A posse foi marcada ainda pela anunciação da filiação de Palmas ao corpo de associados da ATM.

Além do presidente, foram empossados os vice-presidentes, membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e suplentes para a 16ª gestão da Associação. O ato encontra-se em conformidade com o estatuto da ATM, que em seu artigo 49 define que a posse da nova diretoria e conselhos ocorrerá no último dia útil do mês de fevereiro subsequente à eleição. As eleições que consagram a reeleição de Jairo Mariano ocorreram em dezembro de 2018.

Filiação de Palmas

No primeiro discurso, a prefeita de Palmas, Cíntia Ribeiro, fez votos de sucesso à gestão de Jairo Mariano. “Que o presidente conduza os trabalhos com o mesmo dinamismo e brilhantismo de sempre”, disse, ao lembrar depois da importância dos municípios na construção de Palmas. “É muito importante nós termos em mente que cada um dos 138 municípios tocantinenses tem uma colaboração muito grande na história da construção de Palmas”, disse a prefeita, ao anunciar a filiação da capital à ATM. “Fico feliz por realmente estar em casa, quero poder participar de muitas dessas reuniões com vocês, acrescentar naquilo que for preciso, aprender muito com os prefeitos”, disse.

Trabalho conjunto

Ao representar o Governo do Estado na solenidade de posse, o vice-governador, Wanderlei Barbosa, revelou que disse ao governador sobre a “necessidade de trabalharmos juntos com os prefeitos, pois as coisas acontecem nos Municípios”, ao emendar sobre a alegria de “participar desse momento histórico para a casa de representação social dos Municípios”. Por fim, disse que uma de suas missões é “atender os prefeitos ou fazer a ligação entre o gestor e um secretário de Estado”, afirmou Barbosa, ao pedir a compreensão dos prefeitos perante as reformas que estão sendo feitas pelo Governo do Estado.

Respeito

Por sua vez, o presidente empossado, Jairo Mariano, agradeceu aos gestores presentes à confiança renovada em sua diretoria e disse que é necessário que os prefeitos e prefeitas sejam devidamente respeitados. “Tanto os meios de comunicação quanto à própria sociedade às vezes não entendem a situação a qual passa os prefeitos e prefeitas do Tocantins, pois não compreendem os diversos detalhes que compõem uma administração municipal, onde grande parte das receitas é direcionada para o pagamento da folha e para despesas operacionais do dia-a-dia das prefeituras”, disse Mariano, ao comentar recente pesquisa do Tribunal de Contas do Estado que aponta mais de 80% das prefeituras tocantinenses não possui qualidade nos gastos públicos.

Por fim, revelou o presidente da ATM. “Não existe possibilidade das 116 prefeituras que possuem as menores arrecadações terem qualidade no gasto público, pois não possuem condições de fazer investimentos, a não ser por intermédio de recursos federais de emendas parlamentares ou de outras fontes do Orçamento Geral da União”, disse Mariano, ao mencionar que nas próximas semanas estará promovendo uma grande reunião de prefeitos para debater as demandas municipalistas e iniciar um ano com trabalho de resultados.

Selo comemorativo

Na solenidade de posse, o presidente da ATM assinou o Termo de Solicitação do Serviço Personalizado de Selos Postais. Com isso, a Associação e os Correios desenvolverão selos personalizados alusivos aos trinta anos da entidade municipalista. Com uma tiragem de 600 selos postais, que irão circular em todos os cantos do país, a peça filatélica comemorativa apresenta a logomarca que simboliza os trinta anos da Associação Tocantinense de Municípios, considerada uma das mais importantes entidades representativas de municípios do Brasil.

Presenças

Além da prefeita de Palmas e do vice-governador do Estado, participaram a ex-deputada Federal e ex-prefeita de Palmas, Nilmar Ruiz e o ex-secretário de Estado da Articulação Política, ex-presidente da ATM e ex-prefeito de Brasilândia do Tocantins, João Emídio de Miranda.