Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

O Serviço de radioterapia de Araguaína inicia os atendimentos no próximo dia 18 de março, segundo  a Secretaria Estadual da Saúde (SES). A definição da data aconteceu após vistoria da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações na máquina de radioterapia, realizada nesta quarta-feira, 27. O equipamento está instalado na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital Regional de Araguaína (Unacon/HRA).

A vistoria do CNEN já era aguardada desde o ano passado para liberação do equipamento e retorno dos atendimentos de radioterapia na cidade. Atualmente 39 pacientes estão em tratamento radioterápico no município de Imperatriz/MA, com custos sendo pagos pelo Estado, em serviço contratado no município de Imperatriz/MA.

O técnico da gerência da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer do Tocantins, Rodrigo Cândico de Souza destaca que todas as ações de competência da gestão estadual foram concluídas, algumas pendências operacionais apontadas pela vistoria serão solucionadas nos próximos dias, como a contratação de um responsável técnico e um substituto supervisor de proteção radiológica. Outra questão a ser resolvida é com a empresa fornecedora do equipamento quanto à utilização da potência da máquina. “A vistoria foi muito satisfatória para o Estado, pois já nos deu um norte para o retorno dos atendimentos dos pacientes em serviço próprio na cidade Araguaína. As pendências apontadas na inspeção serão sanadas e o Estado já irá iniciar os trâmites para o início dos atendimentos no próximo mês”, informa Rodrigo.  

Para o secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme da Silva esta é uma grande conquista da gestão do governador Mauro Carlesse, que em menos de um ano conseguiu finalizar as obras do Bunker necessários à instalação do acelerador linear, treinamento dos profissionais e construção do plano de radioproteção. “Desde 2015 se arrastava esta pendência do tratamento dos pacientes com câncer no Estado, seguimos todos os trâmites legais necessários para utilização do equipamento. Conseguimos finalizar todas as fases e agora, com a liberação da máquina junto ao CNEN, iremos atender nossos pacientes com conforto e dignidade”, comemorou Renato Jayme. 

A liberação da máquina trará maior comodidade aos pacientes atendidos na UNACON de Araguaína, pois não necessitarão se deslocar para outro Estado para realizar o tratamento, reduzindo também os custos para a gestão com o pagamento de serviço privado.