Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins (Seagro), César Halum, acompanhado do diretor técnico do Ruraltins, Kin Carlos, participam da 55ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER), em Brasília/DF. O evento, que iniciou na manhã desta quarta-feira, 13 e encerra nesta quinta-feira, 14, está ocorrendo na sede da entidade.  

A assembleia tem o objetivo de apresentar os dirigentes das entidades, promover a integração entre todas as unidades da federação e aprimorar o relacionamento com os novos dirigentes  do Ministério da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Aquicultura (MAPA).

Durante o evento, o secretário relembrou o período que presidiu o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), 1999 a 2001 e falou da importância da  ASBRAER, diante das dificuldades que todos os estados da federação estão passando.

“A ASBRAER é o nosso braço forte, a nossa sobrevivência. Essa integração e interação de informações são fundamentais para o desenvolvimento de nossas atividades, considerando a realidade de cada unidade federativa”, disse Halum.  

O gestor ressaltou ainda, que apesar do Estado ser pequeno sua localização geográfica é excelente e destacou o avanço da pecuária e da agricultura do Tocantins a partir também, da implantação do Programa ABC, integração lavoura, pecuária e floresta. “A agricultura avançou muito, hoje temos 1,5 milhão de área plantada nos possibilitando colher cerca de 5 milhões de toneladas. Portanto, o Tocantins vai procurando fazer o dever de casa, por isso precisamos muito desse relacionamento, dessa integração com as instituições que representam o agronegócio”, afirmou. 

Agrotins

Ao final de sua participação pela manhã, o secretário frisou que o Tocantins é o corredor de exportação, no Norte do Brasil, ligando o Sul ao Norte do país e convidou todos os estados da federação para participarem da Agrotins 2019, que acontecerá de 07 a 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.   

Pauta

No encontro os dirigentes ainda tratarão das eleições dos conselhos diretor e fiscal para o biênio 2019/2021, diretrizes e ações da Frente Parlamentar de Agricultura Familiar para os próximos anos, diretrizes da Secretaria da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, diretrizes da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa, dentre outros assuntos.