Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Tem sido comum em Gurupi/TO objetos perfurantes ou cortantes provocarem lesões nos trabalhadores da coleta de lixo e por isso a Prefeitura está reforçando a campanha “Seja solidário com o trabalhador da limpeza pública”.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, objetos como cacos de vidro (garrafas, copos ou lâmpadas quebradas), lâminas, palitos de espetinho e até agulhas hipodérmicas (utilizadas em seringas) são os mais comuns a provocarem os acidentes com os servidores, mesmo utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Durante a coleta de lixo estes objetos têm sido encontrados com muita frequência descartados de forma incorreta, e isso tem causado acidentes. “O caco de vidro é o que mais encontramos descartado de qualquer jeito, já cortei a minha mão, mesmo usando a vestimenta adequada, mas infelizmente temos passado por isso”, comentou o Marcelo Pereira, trabalhador da coleta de lixo.

Outro servidor que também sofreu lesão causada por caco de vidro foi o Auriano Santana, também trabalhador da coleta de lixo. “As pessoas precisam ter mais consciência para descartar esses objetos cortantes com mais cuidado e evitar esse tipo de transtorno”, cobrou o servidor.

Já o Thiago dos Santos Soares, também coletor de lixo, foi outro que sofreu acidente nesse tipo de situação, e no caso dele o ferimento foi causado por uma agulha. “Até isso você vê que as pessoas descartam de forma incorreta, sem a mínima preocupação com nosso trabalho, acabei me perfurando com uma agulha de seringa correndo riscos de contaminação”, lamentou o servidor.

Cuidados

Para que casos assim não se repitam é preciso ter um cuidado especial com esse tipo de lixo. Vidros quebrados e outros materiais cortantes, antes de irem para a lixeira devem ser embrulhados em papel grosso (jornal, revista ou papelão), colocados em uma caixa, garrafas plásticas ou serem identificados. É um cuidado simples com as pessoas que trabalham pelo bem-estar da população.

“No caso dos palitos de espetinho, pregos ou parafusos podem ser colocados em uma garrafa pet antes de serem descartados e os demais como vidros quebrados, podem ser colocados em caixas de papelão ou embrulhados em papel grosso”, explicou a técnica de segurança do trabalho, Claudia dos Santos. Ela acrescenta que além de colocar a vida do trabalhador em risco, o problema causa impacto na coleta de lixo, já que é difícil repor os profissionais.

“A coleta de resíduos sólidos é muito importante, e temos de uma maneira geral procurado melhorar. O que queremos para Gurupi é um sistema automatizado e humanizado de coleta de resíduos sólidos, por meio de containers, que também serão específicos para a coleta seletiva e já distribuímos novos containers pelas principais avenidas centrais da cidade, porém, contamos com a colaboração da comunidade no acondicionamento correto do lixo, para evitar acidentes de trabalho”, reforçou o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira.