Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lino Vargas

Foto: Lino Vargas

Foi concretizado o cadastro individualizado no portal do segurado de 585 servidores efetivos de Gurupi. Os dados pessoais e de contribuições já estão disponíveis online para servidores efetivos da UnirG e da Câmara Municipal de Gurupi no Portal do Segurado.

Segundo o presidente do Gurupiprev, Jonas Barros, inicialmente o cadastramento foi concluído para servidores efetivos ativos da UnirG Universidade de Gurupi e da Câmara Municipal de Gurupi, mas o processo já está em andamento para cadastrar todos os servidores efetivos do município. “Iniciamos o cadastro individualizado pela UnirG e Câmara, mas o processo está sendo implementado a todos os servidores efetivos ativos e inativos segurados do Gurupiprev, para que tenham acesso a seus dados de contribuição online”, garantiu.

Os dados importados foram: Nome do segurado, CPF, RG, Data de Nascimento, Nome da mãe, Título de eleitor, Cargo, Evento do cargo, Remuneração de contribuição, Remuneração total e Remuneração efetiva, Matrícula do servidor, Órgão fonte pagadora e PIS, Ano da contribuição, Mês da contribuição, Valor da remuneração de contribuição, Valor da contribuição patronal e Valor da contribuição segurado.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Previdência Social de Gurupi, Graciano Silva, o objetivo desse cadastro individualizado é cumprir a Lei complementar 16/2011, que diz que o Gurupiprev tem por finalidade administrar o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), sistema de previdência específico de cada ente federativo que assegura a aposentadoria e outros benefícios de seguridade social.

Ainda de acordo com Graciano, dentre outras competências do Gurupiprev previstas em Lei, está a manutenção permanente do cadastro individualizado de servidores públicos ativos e inativos, licenciados e respectivos dependentes e pensionistas.  “O objetivo do cadastro individualizado é para cumprir o que determina a lei. Os servidores poderão acompanhar no portal do segurado todas as informações sobre suas contribuições previdenciárias e sobre tempo de trabalho para fins de aposentadoria”, disse Graciano.

O cadastro online é mais uma ação da gestão do prefeito Laurez Moreira. “Sempre buscamos avançar e proporcionar melhorias aos servidores municipais, esses dados disponibilizados online sem dúvida facilitará muito para o segurado ter acesso as informações referentes a sua contribuição”, comentou o prefeito.

Dos 585 servidores cadastrados, 563 são da UnirG e 22 da Câmara Municipal. O portal do segurado está disponível no site da Prefeitura de Gurupi.