Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aline Batista

Foto: Aline Batista

Os primeiros meses do ano somaram mais de dois mil casos de dengue em Palmas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Levando em conta que mais de 70% dos focos estão dentro das residências, o vereador Lúcio Campelo (PR) defende que o morador palmense tem o dever de atuar em conjunto com a pasta. “Não adianta esperar que a Prefeitura resolva tudo sozinha. O morador tem a obrigação de analisar sua área e fazer a limpeza necessária para inibição do mosquito da dengue”, diz.

Agentes de combate têm realizado mobilizações contra o mosquito, na capital. Boletim Epidemiológico da Semus aponta que de janeiro até agora foram notificados 6.537 casos de dengue e confirmados 2.132; 397 notificações de chikungunya, sendo dois confirmados; e 702 notificações de zika, sendo confirmado apenas um caso.

Segundo Lúcio lembra que qualquer tampinha de garrafa pode ser ambiente favorável para a proliferação do mosquito. "O morador deve estar atento, observando todos os recipientes possíveis”, afirma. 

Algumas dicas fazem toda a diferença no combate ao mosquito Aedes Aegypti:

Ø  Evite o acúmulo de água em qualquer recipiente;

Ø  Coloque areia nos vasos de planta;

Ø  Seja consciente com o seu lixo, analisando se há ou não água parada;

Ø  Faça furos em pneus velhos;

Ø  Cuide da caixa d’água;

Ø  Mantenha latas e garrafas de cabeça para baixo.