A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou nesta última quarta-feira, 27, o requerimento do deputado federal Osires Damaso (PSC/TO) para realização de audiência pública com a finalidade de debater as competências do Conselho Nacional de Politica Fazendária (CONFAZ) - e os impactos gerados na sociedade pela atuação do Conselho.
Em sua justificativa, Damaso apontou que alguns estados, entre eles o Tocantins, têm sido prejudicados no que se refere a adesão de unidades federadas apenas a isenções, incentivos e benefícios fiscais ou financeiro-fiscais concedidos ou prorrogados por outro estado da mesma região.
“Dada a sua proximidade com a região Centro-Oeste, o Tocantins tem sido prejudicado com relação à necessidade de atrair novos negócios para o desenvolvimento da região. E queremos debater e rever essa questão”, justificou o parlamentar.
O parlamentar sugeriu para participar da audiência o ministro da Economia e presidente do Confaz, Paulo Guedes, o diretor do Conselho Nacional de Política Fazendária, Bruno Pessanha Negris e representantes dos estados de Tocantins, Goiás, Pará e Minas Gerais.
A previsão é que a audiência seja realizada dentro de 15 dias.