Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Tom Lyra e Wagnar Praxedes visitaram todas as salas do Museu

Tom Lyra e Wagnar Praxedes visitaram todas as salas do Museu Foto: Emerson Silva

Foto: Emerson Silva Tom Lyra e Wagnar Praxedes visitaram todas as salas do Museu Tom Lyra e Wagnar Praxedes visitaram todas as salas do Museu

O grupo do movimento independente dos Amigos do Palacinho, liderado pelo corregedor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Wagner Praxedes, esteve reunido na manhã desta quinta-feira, 28, com presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, para discutir parceria referente ao projeto que está sendo criado para a reforma do Palacinho. Essa foi primeira reunião, que aconteceu no Palacinho, para tratar  sobre o assunto.

No encontro, Wagner Praxedes , juntamente com outros membros do movimento, apresentou a ideia do projeto que pretende  somar esforços e buscar parcerias com vários seguimentos da sociedade e, principalmente, com Governo o Estado para construção do projeto de reforma do museu.

 Encontro reuniu gestores e parceiros interessados em colaborar com o projeto (Foto: Emerson Silva)

O movimento apresentou o plano de ação do projeto e solicitou informações da Adetuc sobre a planta estrutural da edificação do museu, com os informes técnicos, além obter informações jurídicas para análise, visando respaldar a elaboração do projeto.

Segundo o corregedor do TCE, o encontro de hoje com o presidente e demais gestores da cultura da Adetuc foi uma prévia para a uma segunda reunião com todos os segmentos da sociedade, a fim discutir com mais profundidade o projeto e ouvir sugestões. A próxima reunião está prevista para acontecer na próxima terça-feira, 2 de abril, a partir das 18h30, no auditório do memorial Coluna Prestes.

"A reunião foi altamente positiva, até porque eu já tinha essa expectativa por conhecer os trabalhos desenvolvidos por Tom Lyra e Sebastião Vieira de Melo. Então, acredito que vamos ter grande sucesso nesse projeto, pois só quem vai ganhar com isso é o Estado e a população", afirmou Praxedes.

Segundo o presidente  da Adetuc, a ideia de se criar esse movimento em prol da reforma do museu Palacinho é muito valiosa. "Me sinto muito honrado com a iniciativa dos Amigos do Palacinho, sendo liderada por Wagner Praxedes. A ideia é muito positiva para fomentar o turismo cultural e preservar o patrimônio histórico que abrigou  a sede provisória do Poder Executivo, no inicio da construção de Palmas". Destacou Tom Lyra.

Na oportunidade, os membros do movimento Amigos do Palacinho, acompanhado do presidente da Adetuc e equipe técnica do órgão, visitaram as instalações do museu e relembraram os fatos históricos do inicio da construção de Palmas, em 1989, após a criação estado do Tocantins.

Palacinho

O Museu Histórico do Tocantins, mais conhecido como Palacinho, foi a primeira sede do Poder Executivo do Governo do Tocantins, tendo sido o primeiro edifício construído em Palmas. Feito em madeira de jatobá, o Palacinho encontra-se na parte alta da cidade, permitindo ao visitante contemplar parte da cidade. O local apresenta uma importante coleção de objetos característicos do Estado: elementos artísticos e arqueológicos, étnicos, tradicionais e naturais.