Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante audiência pública realizada nesta quarta-feira, 03, na Comissão de Viação e Transportes (CVT), o deputado federal, Vicentinho Júnior (PR-TO), lembrou que o Tocantins precisa deixar de ser carga e transformar em tração, ao comparar o Estado como o coração do Brasil. O ministro de Estado da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participou da audiência.

Vicentinho Júnior questionou como estão o projeto e os prazos para duplicação da BR-153, no trecho que liga Anápolis (GO) a Paraíso do Tocantins (TO). O deputado citou ainda a Ponte de Xambioá, que segundo ele, “é importante para o País, pois dá continuidade a espinha dorsal que é a BR-153. Há quase dois anos estamos nesta expectativa, estivemos no STJ solicitando agilidade jurídica e mais uma vez peço a ajuda da sua equipe, para que possamos ver a BR-153 duplicada, mantida e continuada”, disse.

O parlamentar chamou a atenção para os próximos estudos voltados a interseção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que deverá ter a interligação no município de Gurupi gerando maior aproveitamento a Norte-Sul e a Fiol. “Peço que não deixe de fora a BR-235, que liga o Tocantins ao Maranhão e a BR-242 que ajuda este mesmo transbordo saindo da Bahia, Tocantins e Mato Grosso que estão em fases finais. Que vocês olhem com muito carinho para que o discurso seja verdadeiramente colocado à prática”, concluiu.

Ao mencionar o deputado como amigo, Tarcísio de Freitas, garantiu que a concessão para a duplicação da BR-153 está em fase final, e após os trâmites burocráticos, ainda este ano, será realizada uma consulta pública para apresentar o projeto aos tocantinenses.