Em busca de incentivos fiscais do Governo do Estado, representantes do grupo norueguês , GenoMar Genetics, líder mundial em produção de tilápia de alta qualidade, estiveram reunidos com o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ridoval Darci Chiareloto (SICS), na sede da pasta, na manhã desta última segunda-feira, 8.
O grupo pretende instalar um centro de melhoramento genético de tilápia no estado, desta vez, no município de Monte do Carmo (Fazenda Serra da Tilápia), região Central do Estado, com um investimento de R$ 7 milhões, e previsão de gerar, aproximadamente, 30 empregos diretos.
A GenoMar Genetics já atua no Tocantins, em parceria com a Fazenda Aquabel Piscicultura, que está instalada no município de Brejinho de Nazaré, onde mantém um laboratório de alevinos de Tilápia. Agora o grupo busca incentivos fiscais e segurança organizacional e política que possibilitem a implantação do novo projeto a longo prazo.
Segundo o engenheiro ambiental e de produção, Diego Santana Reis, representante do grupo, as matrizes produzidas em Monte do Carmo serão distribuídas para o Brasil, e outros países, como México e Colômbia, por exemplo.
Atualmente a GenoMar possui filiais nas Filipinas, Singapura e China, além de parceiros espalhados pelos cinco continentes. Na América do Sul, a GenoMar possui parceiros no Brasil (Piscicultura Aquabel) e no Equador (Aquamar SA). A sede da empresa está localizada no centro de Oslo na Noruega.
“A reunião com o secretário busca consolidar a entrada da Genomar, no estado do Tocantins, com a produção de matrizes que serão distribuídas para as indústrias filiadas ao grupo para a produção de alevinos”, explicou o engenheiro ambiental e de produção.
De acordo com o diretor executivo da Genomar, Alejandro Tola Alvarez, a escolha do Tocantins se deu em virtude de vários fatores, como a qualidade dos recursos hídricos e a ausência da indústria da tilápia no Estado o que “nos dá uma maior garantia sanitária e de ausência de enfermidades, no setor, que é muito importante para a nossa atividade genética”.
Para o diretor, outro fator determinante foi o grande potencial para a produção de tilápia no Estado, além do clima, que permite produção da espécie o ano inteiro. “A Genomar combina recursos e experiência em melhoramento aquático para fornecer produtos exclusivos ao mercado de tilápia”, afirmou.
Consolidação projeto
O secretário Ridoval Chiarelot se colocou à disposição do grupo para ajudar a consolidar o projeto de expansão da empresa, tendo em vista que o Governo do Estado já vem desenvolvendo ações em polos produtivos para alavancar o arranjo produtivo da piscicultura, com forte investimento no setor.
Chiareloto aguarda agora a empresa apresentar o projeto de viabilidade econômica e técnica para que a concessão dos benefícios fiscais possam ser aprovados junto ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico [CDE]. “ O Governo do Estado tem total interesse em ajudar a viabilizar o projeto, já que foi aprovado, recentemente, pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente, a criação de tilápia em tanques-redes nos lagos tocantinenses ”, afirmou o secretário. (Atualizada às 14h45)