O ex-vice governador do Tocantins e empresário, Tom Lyra, passou a responder pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), conforme ato publicado no Diário Oficial do Estado nº .5.486, desta terça-feira,19. O novo secretário assume o cargo anteriormente ocupado pelo também empresário e ex-gestor público, Ridoval Darci Chiareloto, exonerado, a pedido, no dia 7.
O novo secretário da SICS, que também exerce o cargo de presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), responderá pelas duas pasta, sem prejuízo de suas atuais atribuições.
Como primeira ação à frente da pasta, Tom Lyra se reuniu com a equipe da SICS, na manhã desta quarta-feira,20, para conhecer a atual estrutura e o funcionamento da pasta com o objetivo de definir como as ações serão conduzidas, de acordo com o seu método e planejamento de trabalho com foco em resultados.
Ao conhecer a equipe, o novo secretário da SICS explicou as suas características de trabalho, que são pautadas pelo compromisso, respeito, clareza, harmonia e foco, e, para exemplificar citou o filósofo Aristóteles “A única forma de aprendizado é o exemplo”. Para Tom Lyra, o grupo de trabalho é absolutamente importante e fator decisivo para qualquer desenvolvimento de ações. ”Caminharemos juntos com respeito e consideração”, acrescentou.
O novo secretário da SICS contou que já recebeu diversas manifestações de confiança e apoio das instituições empresariais como Acipa e Fieto por ter assumido o comando da pasta considerada estratégica para o estado.
Tom Lyra disse ainda que apesar da total autonomia para reestruturar a pasta, a princípio, não pretende promover muitas mudanças na equipe. Sobre a Adetuc, o secretário disse ainda que acertou com o governador Mauro Carlesse que a Agência não sofresse prejuízo com a nova função assumida.
Trajetória
Tom Lyra também relembrou um pouco sobre sua trajetória pessoal e profissional, que foram marcados pela determinação e ousadia. Natural de Araguacema (TO), o novo secretário é graduado em Óptica e Optometria pelo Instituto Filadélfia. Atuou em grandes empresas multinacionais como Kenerson, CMC, Master Glasses, Rodenstock, Zeiss e foi responsável pela organização/reestruturação de regiões de atuação dessas empresas no mercado brasileiro e latino americano.
“Eu sabia aonde eu ia chegar desde os quatorze anos de idade, por isso peço que acreditem, confiem no meu trabalho e com a ajuda de vocês vamos trazer um novo tempo para a Indústria e Comércio do Estado”, conclamou.
Elogios ao ex-gestor
Tom Lyra disse que sente muito pelo ex-secretário Ridoval ter deixado a pasta, já que foi um gestor que se empenhou no trabalho e agregou muito às ações da SICS.