Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em um momento em que o Exército Brasileiro enfrenta uma das piores crises de opinião pública dos últimos anos devido à ação desastrosa de militares no Rio de Janeiro que mataram o músico Evaldo Rosa, 51, ao fuzilar com 80 tiros o carro onde a vítima estava com a família, a entidade busca estreitar os laços com a sociedade através de ações alusivas ao Dia do Exército, comemorado em 19 de abril.

No Tocantins, o 22º Batalhão de Infantaria (22 BI) convidou a imprensa local para uma visita ao batalhão com direito a café da manhã, palestra e demonstração de tática militar. Recém chegado ao Tocantins, o comandante do 22 BI, Tenente-Coronel Carlos Gabriel Brusch, foi solícito e simpático com os jornalistas, fez questão de humanizar o exército e comentou até mesmo sobre o papel da instituição no atual cenário político do Brasil.

Em 2019 o Batalhão Tocantins completa 25 anos e o Comandante Brusch assumiu o 22 BI há três meses. No ano passado foi um dos responsáveis pela força de pacificação no Rio de Janeiro. Disposto a estreitar laços e mostrar um lado mais humano do Exército à sociedade, o comandante falou de projetos esportivos desenvolvidos pelo 22 BI, a atuação junto a escolas militares e outras ações.

Ainda à mesa do café da manhã, o comandante afirmou que o Exército não tem viés político e tem se mantido isento. “O Exército é apolítico, principalmente neste momento em que estamos. A determinação é: ‘tropa na rua apenas com autorização superior”, esclareceu o comandante. A respeito da visita do presidente Jair Bolsonaro (PSL) no mês que vem à Araguaína, Brusch disse que ainda não recebeu nenhuma orientação do Gabinete de Segurança Institucional a respeito mas, por se tratar de Araguaína, no norte do Estado, muito provavelmente, caso haja alguma operação especial de segurança, o batalhão responsável será o 50º Batalhão de Imperatriz-MA.

Crise de Imagem

Questionado a respeito de uma possível crise de imagem envolvendo o Exército Brasileiro após o fuzilamento do carro da família no RJ, o comandante disse que acredita não haver nenhuma crise neste sentido. “Acredito que eventuais erros devem ser averiguados e serão averiguados, não há dúvida, mas a imagem do Exército é ligada à nossa sociedade. É o Exército que fez ontem, faz hoje e fará amanhã”, defendeu.

Estrutura

Com mais de 600 homens e 11 mulheres no pelotão, o 22 BI no Tocantins faz parte de uma estrutura de segurança estratégica por ser um dos que se localizam no entorno da capital federal - Brasília. O batalhão se prepara para se mecanizar - o que significa que deverá receber até ano que vem veículos novos, entre blindados de combate.

Como forma de demonstrar o preparo do pelotão, o 22 BI fez uma breve demonstração à imprensa da chamada Força Planalto (FORPLAN), uma tropa de elite do Comando Militar do Planalto que é empregada em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Comemorações

Formado em 1648, na Batalha de Guararapes, quando os holandeses foram vencidos por tropas luso-brasileiras, o Exército Brasileiro completa na semana que vem 371 anos.

Entre as comemorações da data, o 22 BI programou uma série de atividades que vão desde palestras em escolas e universidades até exposição de material militar.

Durante a semana que vem, além de abrir as portas do batalhão para visitação de estudantes, fazer doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea, o batalhão também fará uma exposição de seus materiais em um shopping da capital entre os dias 13 e 19 de abril. A entrada da exposição é gratuita.