Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Cachoeira da Formiga, no Jalapão

Cachoeira da Formiga, no Jalapão Foto: Emerson Silva

Foto: Emerson Silva Cachoeira da Formiga, no Jalapão Cachoeira da Formiga, no Jalapão

Com o tema “Tocantins, Destinos de Oportunidades”, o Governo do Estado, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), promove na próxima terça-feira, 16, às 8 horas, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, o encontro com os prefeitos e secretários municipais de turismo do Tocantins, para orientar os municípios sobre a atualização do Mapa do Turismo do Tocantins.

Na ocasião o presidente da Adetuc, Tom Lyra, vai ministrar a palestra “Turismo: onde estamos e para onde vamos? Tocantins, Destino de Oportunidades”. Já coordenadora geral de mapeamento e gestão territorial do turismo do Ministério do Turismo (MTur), Ana Carla Moura, vai abordar a Atualização do Mapa do Turismo e o superintende de Cultura e Economia Criativa da Adetuc, Sebastião Vieira de Melo, irá prestar informações sobre a atualização do cadastro cultural do Estado.

O Programa de Regionalização do Turismo é uma política pública com enfoque territorial, um programa estruturante do Ministério do Turismo. O objetivo principal é o de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País.

Como parte da política estratégica que norteia o desenvolvimento turístico no País, a regionalização é resultado de um processo de planejamento descentralizado e compartilhado, iniciado em 2003.

O Mapa do Turismo é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo e que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área - o recorte territorial - que deve ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério.

Atualização do Mapa Turístico, conforme Portaria nº 268, de 28 de dezembro de 2016 – Artigo 3º acontecerá bienalmente, sendo assim o Ministério do Turismo em conjunto com as Unidades Federativas realizará esta atualização neste ano.