Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Aline Batista

Foto: Aline Batista

A Diretoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Palmas/TO informou que a Casa não pretende pagar qualquer resgate pelos dados que foram alvos de hacker na última semana. Segundo a diretoria, a Câmara possui backup de até 90% dos dados usurpados dos sistema e que, caso os 10% de informações restantes não sejam recuperadas, a diretoria da casa não pretende pagar nenhum resgate por isso.

A comunicação da Câmara informou ainda que a falta destes arquivos não irá impedir o funcionamento regular da Casa ou dos trabalhos legislativos. Também foi registrado um boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Cibernéticos da capital na tarde desta última terça-feira, 23, para que o crime seja investigado.

Os arquivos perdidos, segundo a assessoria de comunicação, foram principalmente documentos de texto, planilhas e fotografias. Dados mais importantes como sistema de gestão de pessoas e folha de pagamento estão hospedados em uma plataforma que não foi invadida no ato criminoso.

A Polícia Civil informou que o Boletim de Ocorrência foi registrado na tarde desta terça-feira e que as investigações em torno do fato já foram iniciadas pela equipe da Delegacia Especializada. Disse ainda que todas as providências cabíveis foram adotadas.

A quantia pedida no ato criminoso pelo resgate dos dados não foi informada por questão de segurança.