Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Reunião com os prefeitos de Arraias e Taguatinga

Reunião com os prefeitos de Arraias e Taguatinga Foto: Emerson Silva

Foto: Emerson Silva Reunião com os prefeitos de Arraias e Taguatinga Reunião com os prefeitos de Arraias e Taguatinga

O presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, esteve reunido, nesta última quinta-feira, 25, com o prefeito de Taguatinga, Miranda Taguatinga. Durante o encontro, o gestor municipal solicitou o apoio do Governo para incluir as Cavalhadas no calendário cultural oficial do Estado; apresentando ainda o projeto de temporada de praia, para possível apoio na infraestrutura da Praia Bela.

O município de Taguatinga, a 437 km de Palmas, na região Sudeste do Tocantins, é uma importante rota de acesso de pessoas provenientes do norte de Goiás, do sul do Tocantins e do estado do Mato Grosso, quando se dirigem ao nordeste do país. Nesse sentido, o Governo do Estado iniciou o serviço de recuperação da TO-040 e TO-110, e recentemente entregou a BR-242 totalmente pavimentada, o que favorece o desenvolvimento da região, atraindo mais investimentos, além de fomentar o turismo e a economia da região.

Segundo o prefeito, o município também investiu na infraestrutura com obras de 10.000 m² de calçadas nas vias públicas da cidade e pavimentação com a operação tapa-buracos nas ruas do município. “Esses investimentos são necessários para garantir o acesso dos turistas ao município e aos atrativos turísticos das Serras Gerais”, justificou o prefeito, ressaltando que o município planeja a realização do carnaval fora de época, além das festas juninas e festejos das Cavalhadas e da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Abadia, que ocorre no mês de agosto.

Participaram do encontro com o presidente da Adetuc, a secretária municipal de Cultura, Desporto e Turismo de Taguatinga, Wilna Lima, e o secretário de comunicação do município, Vilidigou Soares.

Arraias

O prefeito do município de Arraias, Wagner Gentil, também esteve reunido com presidente da Adetuc, Tom Lyra, onde buscou fortalecer parceria para o fomento do turismo histórico e cultural da cidade.

“Apresentamos nosso projeto de fomento ao turismo de Arraias ao presidente da Adetuc. Nossa ideia é transformar Arraias em uma cidade criativa. Para isso, contamos com o apoio do Governo para realização de capacitações, a fim de melhor receber os turistas”, explicou o prefeito, destacando que o município possui atrativos tanto culturais - a exemplo da muralha de pedras construída por escravos, rua de pedras e a famosa paçoca de carne - quanto turísticos, como grutas e cachoeiras.

Para o presidente da Adetuc, a visita dos prefeitos é resultado do encontro realizado com gestores da região das Serras Gerais. “As visitas dos gestores contribuem para alinhar as parcerias com o Governo do Estado, visando promover o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo e garantir fortalecimento da economia, gerando, assim, mais emprego e renda”, destacou Tom Lyra.