Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

Foto: Nielcem Fernandes

O Hospital Infantil de Palmas (HIP) participou neste domingo, 28, do XIII Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança, realizado pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), com o objetivo de reduzir a espera por cirurgias pediátricas na rede pública de saúde do país. Presente em todas as edições anteriores, a unidade atendeu doze crianças este ano, com 20 procedimentos cirúrgicos entre hernioplastias umbilical e postectomia (cirurgia de fimose).

Segundo a médica cirurgiã pediátrica, Lúcia Caetano Pereira, o objetivo é beneficiar as crianças, reduzindo as filas de espera para intervenções cirúrgicas mais simples. “É uma medida paliativa, que não resolve o problema da saúde no País, mas é uma forma de diminuir as filas de pacientes infanto-juvenis, com alguma indicação cirúrgica, nos hospitais do Brasil”

Ela explica ainda que os procedimentos cirúrgicos ambulatoriais são os mais frequentes nesses mutirões por serem geralmente rápidos e não requererem a internação do paciente. Em geral, os atendidos permanecem apenas algumas horas no hospital, em observação, e recebem alta no mesmo dia.

A diretora do HIP, Waldineide Pereira de França, destacou a importância desse tipo de iniciativa e principalmente a participação dos voluntários. “São realizadas diversas atividades para que as crianças e seus familiares se sintam acolhidas, felizes e fiquem tranqüilas antes da realização das cirurgias.O HIP é referência no Tocantins e somos o único estado da Região Norte a participar de todas as edições deste mutirão,temos muito orgulho de contribuir”, destacou a diretora.

A dona de casa Roberta Dourado, mãe do pequeno Eduardo Dourado, de quatro anos, trouxe o filho para fazer a cirurgia de retirada da hérnia umbilical e fimose. “Estamos esperando há algum tempo essa cirurgia, mas estou muito tranqüila e ao mesmo tempo ansiosa,sei que será para o bem dele”.

Programação

A direção do HIP e a equipe multiprofissional organizaram juntamente com voluntários, um dia especial para receber as crianças e seus acompanhantes. Na programação das atividades foi realizada apresentação musical da banda da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ensinamentos sobre o trânsito seguro; orientações de higiene bucal com a equipe de odontologia; dinâmicas e brincadeiras com palhaços, além de pinturas e historinhas. As atividades colaboraram na diminuição da ansiedade e do medo da cirurgia, acolhendo as crianças e familiares em um momento de descontração.

CIPE

O Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança, realizado pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), chega à sua XIII edição, tendo beneficiado desde 2006, milhares de crianças e adolescentes em inúmeras localidades.

Conforme dados divulgados pela CIPE, em 2018 foram atendidos 315 pacientes em 20 serviços de nove estados e do Distrito Federal, representando um crescimento de cerca de 30% no número de atendimentos em relação ao mutirão de 2017.

O presidente da associação, Dr. João Vicente Bassols explica que o mutirão se concentra na realização de cirurgias ambulatoriais eletivas, como postectomias, orquidopexias e casos mais simples de hipospadia e para a eliminação de cistos e hérnias umbilicais e inguinais. “Além de beneficiar diretamente esse grupo de pacientes, os mutirões também favorecem aqueles que aguardam pela realização de cirurgias mais complexas, que exigem internação”.