Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

 Gobi Lira foi preso em junho de 2017 em Brasília e transferido para Belém dias depois onde permanece preso

O advogado Leandro Manzano, representante do ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB) foi autorizado pelo sistema prisional do Estado do Pará a acompanhar o depoimento do preso Elton Felix Gobi Lira aos vereadores membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Previpalmas. A oitiva vai acontecer no dia 7 de maio.

Na última segunda-feira, 29, os parlamentares aprovaram em reunião extraordinária o pedido de Manzano para acompanhar o depoimento, mas concordaram que o advogado deveria conseguir por conta própria a autorização das autoridades paraenses para estar presente no presídio juntamente com os vereadores. Até então, sistema penitenciário do Pará só havia liberado a participação de 7 pessoas - 5 vereadores e 2 assessores.

Além da participação de Manzano, os vereadores também aprovaram o pedido do presidente do Sindicato dos Servidores (Sisemp), Heguel Albuquerque. O sindicalista informou que pediu a autorização no mesmo dia em que foi liberado pelos vereadores, mas que ainda não recebeu a confirmação.

Gobi Lira está preso em Belém/PA por suspeita de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. Ele era administrador das empresas Êxito e Assessoria Ltda., Êxito Consultoria de Investimentos Ltda e Êxito Previdência Ltda, que foram identificadas nas investigações da Polícia Federal como responsáveis por diversas fraudes previdenciárias, inclusive no Previpalmas.

Gobi Lira está preso no Centro de Detenção Provisória de Icoaraci, em Belém.