Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Trupe Açu chegará ao Jalapão, em maio, para levar cultura, lazer e diversão. A Palhaça Tapioca, as Irmãs Inigualáveis Cola e a Palhaça Marmota se uniram no projeto, Jalapão para o Circo, que percorrerá as comunidades de Mateiros, Mumbuca, São Félix e Prata, entre os dias 23 e 26 de maio, levando brincadeiras e palhaçarias, à região, com apoio da Fundação Cultural de Palmas (FCP). 

O objetivo principal do projeto é reforçar a conservação dos ecossistemas da região do Jalapão por meio da integração de atividades culturais e educação ambiental por meio do circo. “O Circo no Jalapão quer discutir a educação ambiental além dos espaços formais, usando a cultura como fator transformador”, explica o produtor executivo e gestor ambiental, Darlan Soares. 

“A gente usa a arte circense como uma maneira de garantir o direito mínimo à cultura. E a partir da garantia desse direito, a gente também realiza a educação ambiental”, afirma Soares, explicando que é  cultura de transformação porque a pessoa passa entender e ter acesso a direitos, ou seja, um conceito ampliado de educação ambiental e qualidade de vida. 

Realizado e dirigido por mulheres, o Circo no Jalapão terá apresentações da Palhaça Tapioca, de Palmas; das Irmãs Inigualáveis Cola, de São Paulo, além da  Palhaça Lia Mota, do Rio Grande do Sul. Com 20 anos de experiência na arte circence, Lia Mota também é responsável pela direção do espetáculo. As apresentações também serão acompanhadas pela videomaker e repórter fotográfica de São Paulo, Sabriyna Murali. 

As apresentações possuem foco no público infantojuvenil, tendo nas brincadeiras, de forma lúdica e imaginária, o incentivo a criatividade e a experiências significativas de aprendizagem. 

As inigualáveis Irmãs Cola 

As Inigualáveis Irmãs Cola pesquisam o malabarismo desde 2007, gêmeas e artistas de rua. Desde 2014 vem levando sua arte de forma independente por todo o Brasil. Com humor ácido e direto, as irmãs levam a discussão de gênero para além das artes, dividindo com o público suas inquietações. 

Lia Motta – Palhaça Marmota 

Palhaça, atriz, diretora e produtora cultural. Graduada em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina, foi atriz no circo Teatro Biriba (SC); realiza pesquisa na linguagem do palhaço desde 2004; possui formação em palhaço com mestres da Europa da América do Sul e Europa; é fundadora da Cia Palhaço sem Lona. 

Ester Monteiro – Palhaça Tapioca 

Ester Monteiro, a Palhaça reside em Taquaruçu há mais de 20 anos, formada em Gestão de Turismo, atua como palhaça, coordenadora do ponto de cultura Casa de Caboclo, arte educadora, contadora de história, mãe, militante dos direitos da mulher no mundo.

Trupe Açu 

A Trupe-Açu surgiu no ano de 2010 no distrito de Taquaruçu - Palmas - TO,  no intuito de mergulhar mais no mundo do circo e da palhaçaria,   buscando desenvolver uma comicidade única e regional,  ancorada nos preceitos de mestras e mestres a qual tiveram a oportunidade de aprender, visando  espalhar a arte circense no estado do Tocantins. A trupe desde a sua  fundação pela artista Ester Monteiro,  valoriza a arte do circo realizada por mulheres.

Apoio 

O Circo no Jalapão conta com apoio da Fundação Cultural de Palmas e cooperação técnica com as agências de turismo que operam na região, Caliandra Ecoturismo, Jalapão Adventure, Cerrado Dourado Expedições, JalaBob Turismo, Jalapão Total, Ourique Company, Safari Dourado, Jalapão Adventure, Pincel Atômico Soluções Gráfica, Canela de Ema Ecoturismo. 

Programação 

São Felix – dia 23 de maio – quinta feira; 

Comunidade do Prata – dia 24 de maio – sexta feira; 

Comunidade Mumbuca – dia 25 de maio – sábado; 

Mateiros – dia 26 de maio – domingo