Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Joelma Cristina

Foto: Joelma Cristina

Na manhã desta segunda-feira, 6, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO), deputado Antonio Andrade (PHS), recebeu a visita do senador Eduardo Gomes (MDB). Durante o encontro o presidente da AL-TO pediu apoio ao senador para ampliação da TV Assembleia e da Escola do Legislativo, por meio de emendas parlamentares.

Antonio Andrade defendeu uma Assembleia mais próxima ao cidadão; para tanto, quer ampliar o sinal da TV AL para os maiores municípios tocantinenses e aumentar a oferta de cursos da Escola do Legislativo, alcançando assim a comunidade fora da Casa e dando mais transparência às ações do Legislativo.

Banda larga, UFNT e Codevasf

O senador sugeriu também uma parceria com o Legislativo tocantinense e propôs uma agenda positiva com três frentes prioritárias: aumentar a oferta de banda larga nos municípios do Estado, garantir a implantação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e a inclusão da bacia do Araguaia/Tocantins sob a área de atuação da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba).

A Codevasf é uma empresa pública vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional que promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social. A inclusão vai facilitar a aquisição de recursos para projetos de desenvolvimento para os municípios tocantinenses.

Ponte de Porto

A situação da ponte de Porto Nacional, preocupação recorrente do presidente Antonio Andrade, também foi assunto no encontro. O senador explicou que a construção da nova ponte é prioridade do governador Mauro Carlesse (PHS), que tem procurado garantir recursos para construção a todo custo, chegando a incluir o projeto em diversos programas e recursos diferentes.

Eduardo Gomes aproveitou para fazer uma visita ao setor de comunicação da Casa e a Escola do Legislativo. Acompanharam o senador o diretor de área de comunicação, Edvaldo Rodrigues, e o diretor da Escola do Legislativo, Homero Barreto. O senador pretende fazer uma nova visita à Assembleia nos próximos meses, ocasião em que visitará os gabinetes de todos deputados.

Sessão solene

O senador convidou Antonio Andrade a participar da sessão solene no Senado da República, no próximo dia 23, em homenagem aos 30 anos de Palmas e estendeu apoio ao presidente nas futuras demandas que possam ocorrer. Andrade retribuiu dizendo que a Assembleia está sempre de portas abertas ao senador.