Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Lino Vargas

Foto: Lino Vargas

O secretário municipal de Saúde, Gutierres Torquato, de Gurupi/TO, convoca o público alvo a procurar uma Unidade Básica de Saúde para se vacinar na campanha contra a Influenza. Segundo ele, as vezes as pessoas têm alguns mitos em relação a dose, mas é uma vacina segura e garante à pessoa ficar protegida contra vários vírus. A campanha contra Influenza vai até o dia 31 de maio. 

No último sábado, 4, aconteceu o dia D de vacinação contra a Influenza. Visando atingir o maior número de pessoas possíveis, a Secretaria Municipal de Saúde abriu as 13 Unidades Básicas de Saúde, Policlínica e ainda três postos volantes, sendo eles, no setor Campo Bello, no Cemei Oneide de Sousa; setor Madrid, próximo ao campo de futebol; e no setor Industrial, na Escola Municipal Elizeu de Carvalho.

A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Flaviane Teles, comentou que durante todo o sábado foram aplicadas 1.404 doses. Ao todo, desde quando iniciou a campanha, foram aplicadas 8.218 doses, atingindo 39,69% da meta que é de imunizar 20.708 pessoas. 

Entre as pessoas que devem tomar as doses estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas, trabalhadores da saúde; professores; população Indígenas; pessoas com mais de 60 anos; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas. E na última semana o Ministério da Saúde incluiu no grupo prioritário policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas.

O prefeito Laurez Moreira, que na primeira semana da campanha tomou a dose, também convidou a população para se imunizar.