Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dezenas de prefeitos estiveram presentes na cerimonia de entrega de veículos e equipamentos às Centrais de Apoio a Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar dos municípios do Tocantins, que ocorreu nesta última quinta-feira, 9, na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins). Os gestores exaltaram a ação municipalista do Governo Estadual que favorecerá a conservação e distribuição dos alimentos originados na Agricultura Familiar.

“A gente transmite aqui a felicidade dos pequenos produtores do nosso município em receber equipamentos de grande valia, fundamentais a conservação e distribuição de alimentos”, disse o prefeito de Augustinópolis, Júlio Oliveira. Por sua vez, o prefeito de Taguatinga, Miranda, lembrou da “garantia de qualidade no transporte de alimentos do pequeno produtor  a serem distribuídos para o CRAS, para o hospital municipal e para as escolas, por meio da programa da Compra Direta”, com a aquisição do caminhão frigorífico.

Na ocasião os prefeitos receberão as chaves do caminhão e assinaram termo de cessão de uso. Os gestores que não assinaram ou não estavam presentes na cerimonia devem procurar em Palmas a Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (SETDS) para assinar o termo e assegurar o recebimento dos equipamentos.

Benefícios

As Centrais de Apoio a Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar dos 139 municípios do Tocantins irão receber kits que contêm balanças eletrônicas, freezers horizontais e verticais, computadores, impressoras multifuncionais, mesas de escritório, cadeiras, aparelhos de ar-condicionado, monoblocos e palletes. Apenas 14 municípios, com populações acima de 15 mil, receberão câmara frigorífica (fria) e um caminhão frigorífico completo.

Fazem parte desses 14 municípios: Araguaína, Araguatins, Augustinópolis, Colinas, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Paraíso, Porto Nacional, Taguatinga e Tocantinópolis.

ATM

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, também agradeceu a entrega dos benefícios. “Registramos aqui nossos agradecimentos em nome dos 139 prefeitos e prefeitas do estado do Tocantins pela entrega dos equipamentos que será de grande ajuda aos pequenos produtores rurais e as famílias e crianças que consomem os produtos”, disse Mariano, ao enfatizar que a ação é o começo de uma agenda positiva entre Estado e Municípios em busca do desenvolvimento do Tocantins.

Ainda durante a cerimônia, o Governo do Estado entregou títulos definitivos de terras pertencentes aos pequenos produtores rurais, bem como assinou Medida Provisória que convalidou e reconheceu títulos paroquiais.