Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Os extensionistas receberam certificados de reconhecimento nacional entregues pela Embrapa

Os extensionistas receberam certificados de reconhecimento nacional entregues pela Embrapa Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Os extensionistas receberam certificados de reconhecimento nacional entregues pela Embrapa Os extensionistas receberam certificados de reconhecimento nacional entregues pela Embrapa

No 4º Encontro do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, em pecuária de corte (ABC Corte), que termina nesta quinta-feira, 23, em Palmas, os técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) Manuel Enéas de Macedo Filho, Áthila Damasceno Martins, Matheus Borges Leal e Sérgio Manoel da Costa Bueno foram homenageados com certificados de reconhecimento nacional, entregues pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa),  por se destacarem na aplicação das tecnologias preconizadas pelo Plano ABC nas propriedades rurais por eles assistidas. 

O encontro, que acontece na sede da Embrapa Pesca e Aquicultura, reúne as instituições parceiras para uma discussão dos dados que foram gerados e todo histórico do que foi realizado nas propriedades dos participantes do projeto. O objetivo do encontro é apresentar os resultados dos trabalhos implantados nas Unidades de Referência Tecnológica, as chamadas URTs, na safra 2017/2018, por meio do relato de produtores e técnicos, no sentido de evoluir com novas propostas que possam garantir continuidade do projeto no Tocantins.

O Ruraltins participa com técnicos multiplicadores do Plano ABC, agricultores e pecuaristas, apresentando resultados das tecnologias aplicadas que proporcionaram maior rendimento em termos de produtividade, com melhor manejo e suplementação animal.

O produtor rural, Frederico Branchiere, proprietário da Fazenda Torre, localizada no município de Palmeirante, é assistido pelo escritório do Ruraltins de Araguaína, dentro do Plano ABC.  Presente no evento, ele apresentou o andamento do plano aplicado em sua propriedade há seis meses. “O grande diferencial da assistência técnica do Ruraltins é o acompanhamento diário que recebemos no projeto. Nossa grande dificuldade era o manejo da pastagem, e a assistência técnica foi muito importante para o nosso crescimento”, disse Frederico.

O zootecnista Áthila Damasceno Martins, do escritório local do Ruraltins, em Araguaína, responsável pela assistência técnica na Fazenda Torre, afirma que o projeto proporciona ao produtor maior acessibilidade as novas tecnologias. “Por meio do Plano ABC podemos estar mais vezes na propriedade, transferindo tecnologias, com um acompanhamento periódico, contribuindo para a melhoria da produtividade, e assim fortalecendo a atividade”, avalia.

De acordo com o zootecnista da Embrapa, Pedro Alcantara, coordenador do ABC corte, o objetivo da parceria é gerar dados em cima de uma demanda do produtor, sem nenhum tipo de subsídio.

“Os técnicos implantam as Unidades de Referencia conforme a demanda do produtor, e vão gerando dados para que a gente possa estimular outros produtores a adotarem as tecnologias. Nesse encontro avaliamos o que vem sendo realizado nas propriedades, para que após as discussões possamos evoluir”, explica Pedro.

Parceria

O Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono é uma parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, firmada por meio do convênio Mapa/Ruraltins e Embrapa, nº 817962/2015. A iniciativa tem por finalidade organizar e planejar ações, no sentido de estimular os produtores rurais a adotarem tecnologias de produção sustentáveis, com objetivo de promover a segurança alimentar e reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Para atingir esse propósito, o ABC está estruturado em seis processos tecnológicos, sendo a recuperação de pastagens degradadas, sistema plantio direto, integração lavoura-pecuária-floresta, fixação biológica de nitrogênio no solo, florestas plantadas e tratamento de dejetos de animais.