Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Wladimir Machado

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), iniciará a primeira etapa da ação, entre os dias 27 de maio a 1º de junho, a fim realizar o levantamento das necessidades dos municípios em relação da produção do artesanato e das tradições culturas de todas as regiões do Estado.

Os trabalhos terão início pelo município de Araguatins, a 611 km de Palmas. Ao todo, serão visitados 18 municípios da região do Bico do Papagaio. As visitas ocorrerão nas secretarias municipais de cultura e associações de artesãos, com propósito de levantar informações sobre as necessidades de cada município referentes ao artesanato. Na ocasião, serão aplicados questionários que apontarão as demandas e dificuldades das intuições em relação às produções artesanais.

“A ideia da iniciativa é conhecer a situação de cada município para traçarmos ações que venham fortalecer a cadeia produtiva do artesanato, além de preservar as tradições culturais dessas localidades que, em geral, são repassadas por membros familiares e pela comunidade por gerações”, explicou o gerente de fomento e promoção da Cultura da Adetuc, Álvaro Junior.

Segundo o gerente, durante as visitas aos municípios serão prestadas informações sobre a importância da carteira do artesão, que permite ao artesão participar dos editais referentes a eventos do setor cultural, a exemplo de feiras do artesanato em nível nacional e internacional, além garantir a comercialização do artesanato de forma legal e, ainda, e usufruir dos benefícios das políticas públicas do governo.

Com base nas informações levantadas, a Adetuc desenvolverá planos de trabalho como cursos, capacitações e workshops, a fim de fortalecer e promover a melhoria da produção do artesanato tocantinense, com propósito de preservar a cultura regional e gerar emprego e renda das famílias que garantem o sustento por meio da arte.