Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Unitas Agroecológica e a  Embrapa Pesca e Aquicultura promovem nessa quarta-feira, 29, uma oficina sobre Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs). A atividade ocorrerá das 8h às 12h, no Centro Agrotecnológico de Palmas, local onde acontece anualmente a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins). A oficina faz parte da programação da Semana dos Alimentos Orgânicos, realizada entre os dias 27 a 30 de maio.

A ação tem por objetivo informar os participantes, consumidores, técnicos e produtores, sobre a produção e consumo de alimentos saudáveis.  Além disso,  também serão esclarecidos os meios de certificação e identificação dos alimentos orgânicos no mercado.

A gestora ambiental do Ruraltins, Dryelly Rodrigues, responsável pela condução da oficina, explica que as PANCs são alimentos produzidos sem uso de agrotóxicos, sendo uma alternativa para o pequeno agricultor aumentar a renda aproveitando os pequenos espaços, os quintais, e podem ainda garantir ao cliente o consumo saudável.

“Para os pequenos agricultores as PANCs são excelentes alternativas tanto para subsistência quanto a comercialização de alimentos saudáveis, já que são plantas comuns, de fácil cultivo e que não requer o uso de insumos químicos”, disse. 

A técnica ressalta ainda que "sua pouca exigência em adubação proporciona apenas o uso de adubos orgânicos, que podem ser extraídos na propriedade, como esterco animal, compostagem e até mesmo os restos culturais das Panc`s cultivadas, que se decompõem e viram adubo”.

O evento é aberto a todo o público consumidor, produtores rurais, estudantes e técnicos.

 Cultivo

As plantas alimentícias não convencionais  podem ser cultivadas em hortas domésticas, por agricultores familiares, ou ainda disseminação espontânea. Também podem ser encontradas em quintais ou espaços públicos. Nelas podem ser consumidas raízes, cereais, temperos, legumes, folhas, frutas e flores.

A Semana dos Alimentos Orgânicos

A Semana dos Alimentos Orgânicos é comemorada em todo o país, entre os dias 25 e 31 de maio, e o evento foi criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com o objetivo de difundir os produtos orgânicos e seus benefícios nutricionais, ambientais e sociais.

Produto Orgânico

Diferente da produção convencional, a produção de alimentos orgânicos não utiliza agrotóxicos, transgênicos, fertilizantes sintéticos e são isentas de quaisquer resíduos de agroquímicos prejudiciais à saúde humana e animal, sendo mais segura para o consumidor e não contaminam o meio ambiente.