Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Relatório de Administração da Agência de Fomento do Tocantins, referente ao exercício de 2018, no qual a instituição apresentou um prejuízo de quase R$ 4 milhões, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) da última quarta-feira, 29. Com o acumular das dívidas de anos anteriores, o prejuízo se aproxima dos R$ 11 milhões.

Em novembro de 2018, a Agência de Fomento sofreu uma intervenção do Governo do Estado, após suspeitas de irregularidade que gerou o afastamento preventivo do diretor-presidente até que a Assembleia Geral deliberasse uma nova escolha.

Como o Estado é sócio majoritário, o governador Mauro Carlesse tomou a medida após o órgão se recusar em atender aos pedidos formulados pelo Governo no sentido de que fossem apresentadas cópias dos procedimentos de concessão de crédito (empréstimos), tornando necessário seu requerimento por via judicial, por meio de Mandado de Segurança.

Nomeada em abril de 2019, a atual presidente da Fomento, Denise Rocha, disse que está buscando mudar o cenário da Agência, mas o acúmulo do prejuízo, sem dúvida reflete em sua administração, na qual mesmo com a redução de despesas o déficit acontece por falta de receita.

“Estamos buscando repasses financeiros junto ao Governo do Estado para amenizar os prejuízos das administrações anteriores e estamos captando recursos para aporte de capital com intuito de alavancar as linhas de crédito da agência com taxas de juros mais acessíveis”, afirmou Denise Rocha.

O relatório publicado no DOE trouxe em detalhes o balanço patrimonial da Fomento com todas as demonstrações contábeis de 2018 com um comparativo de 2017, devidamente discriminados e com as notas explicativas.

Nova Gestão 2019

A atual presidente Denise Rocha foi empossada no mês de abril e reúne esforços para apoiar o desenvolvimento do Tocantins e fomentar áreas importantes da economia. O objetivo da nova gestão é buscar incentivos para o Estado e estreitar o relacionamento com toda sociedade, prestando contas de todas as atividades, bem como os resultados em um trabalho de transparência.

“Atualmente, a Agência de Fomento está sendo focada em um trabalho mais transparente possível, com mais competitividade de mercado que cumpra o papel de uma instituição de fomento ao atender aos pequenos empreendedores. Estamos projetando para esse ano, uma divulgação maior para que a Agência seja mais vista e para que possamos expandir a nossa carteira”, garantiu a presidente.

“Nesse mesmo intuito, ainda projetamos a criação de novas linhas de crédito que possam atender todas as classes sociais e, para isso, corremos atrás de recursos com serviço melhor com a melhor taxa de juros do mercado para que realmente fomente o Tocantins”, concluiu Denise Rocha.