Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Rodrigo Alves

Foi aberto oficialmente nesta última segunda-feira, 3, no Centro de Convenções Vicente de Paula Oliveira, o XII Congresso Nacional de Ecoturismo (Conecotur) e o VIII Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação (EcoUc). Os debates giram em torno da aplicação do planejamento e manejo do Ecoturismo, bem como, das práticas de menor impacto ao meio ambiente.

O congresso nacional conta com uma ampla programação que se estenderá até o dia 7 de junho. As discussões alcançam vários seguimentos da sociedade organizada como os poderes público e privado, operadoras, agências, ONGs e as instituições de ensino e pesquisa.

O evento trouxe para Porto Nacional os palestrantes, pesquisadores, professores e doutores de renome nacional, Zysman Neyman, da Universidade Federal de São Paulo e Milton Augusto Pasquotto Mariani, da Universidade Federal do Matogrosso do Sul.

Com o tema "Do Ecoturismo ao Turismo de Base Comunitária: Panorama Brasileiro dos últimos 20 anos", os profissionais abriram a programação com temas ligados ao ecoturismo e suas práticas.

Participou do evento, o prefeito Joaquim Maia; a primeira-dama Aline Maia; o vice-prefeito Ronivon Maciel; o secretário municipal da Cultural e do Turismo, Arnaldo Bahia; o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luís Eduardo Bovolato; e a professora doutora do curso de Geografia do campus da UFT de Porto Nacional, Rosane Balsan.

Sustentabilidade

Joaquim Maia falou sobre a importância dos debates em torno das práticas sustentáveis e da conscientização da sociedade em torno do ecoturismo. “Recebemos o XII Conecotur pela primeira vez. Uma satisfação em poder sediar um congresso nacional que discute, sobretudo, o meio ambiente e suas práticas sustentáveis. Nós temos investido de forma substancial, com projetos de preservação”, lembrou o gestor.

O Prefeito ressaltou que o município promove, anualmente, o prêmio “Porto Sustentável”, que premia instituições de ensino públicas e privadas, assim como outros seguimentos com práticas de responsabilidade social e ambiental. 

A programção pode ser acompanhada no link: www.conecotur-ecouc.webnode.com/programacao/