Em busca da certificação do ensino fundamental ou do ensino médio, neste ano, 30.988 pessoas se inscreveram no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O número representa um crescimento de 27.78% no número de inscritos em comparação à 2018. As provas estão previstas para o dia 25 de agosto.
Para receber a certificação por meio do Encceja, os inscritos irão realizar as provas nas cidades sedes de 12 Diretorias Regionais de Educação (DRE): Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis.
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é um exame para jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. Os interessados em tentar o certificado do ensino fundamental devem ter, no mínimo, 15 anos de idade, completos na data da prova. Para o certificado do ensino médio, 18 anos.
De acordo com a coordenadora de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Eliziete Viana Paixão, a certificação escolar abre novas oportunidades para o mercado de trabalho. “A certificação escolar é uma exigência natural na hora do preenchimento de uma vaga de emprego, e a realização da prova do Encceja abre as portas para as pessoas”, ressaltou.
Exame
São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma redação. Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia.
Para o ensino médio, as áreas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação.
Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos: a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.
A realização das provas não garante a certificação. Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e que atingir, adicionalmente, no caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental; e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.
Materiais de Estudo
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza materiais de estudo para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, além de orientações aos professores que atuam na preparação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os cadernos de questões de todas as áreas do conhecimento, do Encceja 2018, também estão disponíveis no Portal do Inep, juntamente com os gabaritos. Consultá-los é uma ótima maneira de se preparar para o Exame, pois permite conhecer o formato e o nível de dificuldade das provas.